Blog do Fernando Rodrigues

Poder e política na semana – 10 a 16.set.2012

Fernando Rodrigues

Brasília está cada vez esvaziada de políticos por causa das eleições municipais de 7 de outubro.

A presidente Dilma Rousseff começará a 2ª feira (10.set.2012) com agenda quase vazia. Seu único compromisso oficial divulgado é uma reunião com o ministro Edson Lobão (Minas e Energia).

Na 3ª feira (11.set.2012), Dilma deverá lançar pacote de desonerações do setor elétrico. No domingo (16.set.2012), Dilma prometeu ir ao Rio para a Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa. Mas a viagem não está confirmada.

Algum barulho talvez nesta semana por causa do pronunciamento de Dilma para o 7 de Setembro, quando usou rede nacional de TV para atacar a dministração passada de FHC. O PSDB reagiu dizendo que a presidente usou a máquina pública.

O STF continuará a julgar o caso do mensalão. Para saber mais sobre o mensalão, acesse página do UOL com perfil dos réus do mensalão. E também a página da “Folha sobre o caso.

A Câmara programou só 3 sessões comemorativas nesta semana: Dia do Veterinário, na 2ª feira; Dia do Administrador, na 3ª feira; e lançamento da pedra fundamental da construção de Brasília, na 6ª feira.

Na 5ª feira (13.set.2012) a senadora Marta Suplicy (PT-SP) participará de caminhada com mulheres na Praça da República, em São Paulo. É mais uma chance que ela tem de fazer propaganda de Fernando Haddad.

E no sábado (15.set.2012), Marta deverá aparecer mais uma vez ao lado de Fernando Haddad, candidato do PT a prefeito de São Paulo.

No domingo (16.ago.2012), o ex-presidente Lula deverá receber Eduardo Campos, governador de Pernambuco, em seu instituto, em São Paulo.

A seguir, o drive político da semana:

 

Segunda (10.set.2012)
Dilma e Lobão – presidente terá reunião com o ministro de Minas e Energia às 10h.

STF e o mensalão – Tribunal retoma o julgamento.

Quem é quem no mensalão – para saber mais sobre o caso, acesse página do UOL com perfil dos réus do mensalão. E também a página da “Folha” sobre o caso.

Russomanno e os sindicatos – candidato do PRB a prefeito de São Paulo terá, às 14h, reunião no Sindimotos, ao lado do viaduto do Brooklin. Às 15h, irá ao Sindicato dos Funcionários do Departamento da Polícia Federal de São Paulo, próximo a Ponte do Piqueri.

Brasil x China – seleção fará amistoso no Recife.

Alckmin e a ferrovia – às 10h, em Jundiaí, governador de São Paulo, do PSDB, lançará edital para o projeto executivo do Expresso Jundiaí e pacote de revitalização das estações da Linha 7 da CPTM.

Richa em São Paulo – governador do Paraná, do PSDB, irá à Fiesp para falar sobre o programa de incentivos Paraná Competitivo a empresários paulistas.

Senado e cias aéreas – comissões da Casa discutirão, a partir das 14h, as rotas aéreas e os preços das passagens nas regiões Norte e Nordeste.

Hotelaria – São Paulo sediará o “Equipotel”, maior feira do setor na AméricaLatina. No Anhembi, até 5ª feira (13.set.2012). CNC, Sesc e Senac participarão.

Inflação – FGV divulga IPC-S.

 

Terça (11.set.2012)
Dilma e a energia – presidente lançará pacote de desonerações do setor elétrico.

Lula e Marta – ex-presidente e senadora deverão participar de comício da campanha de Fernando Haddad, candidato do PT a prefeito de São Paulo.

Pausa do mensalão – STF terá sessão dedicada a outros casos.

Senado e o Bolsa Família pauta da Casa deverá incluir o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 16/2012, que cria um novo benefício no Programa Bolsa Família.

CPI parada – congressistas que investigam o caso Cachoeira já estavam avacalhados, mas agora foram de vez para o brejo. Suspenderam a comissão até o 1º turno da eleição (7.out.2012) para que não seja “contaminada” pelas campanhas…

Caetano, Chico e o PSOL – músicos farão o show “Primavera carioca” para arrecadar dinheiro para a campanha de Marcelo Freixo a prefeito do Rio. O ingresso sai por R$ 360.

Freixo fora do show – o candidato do PSOL não deverá aparecer no show em seu benefício. A lei proíbe a realização de showmício e ele corre risco de ser punido se marcar presença no evento.

Serviços – FGV publica sondagem sobre o setor.

Inflação – FGV divulga IPC-S Capitais e IGP-M Primeiro Decêndio.

 

Quarta (12.set.2012)
STF e o mensalão – STF terá, pela manhã, sessão dedicada a outros casos. À tarde, continuará a julgar o mensalão.

Boeing e os políticos – empresa completará 80 anos no Brasil e fará uma festa no Clube de Engenharia de Brasília a partir das 19h. Espera políticos e autoridades. Será uma chance para tratar da venda de caças.

Debate em Fortaleza – Folha de S.Paulo e Rede TV! reúnem candidatos a prefeito da capital cearense para debate.

Urna eletrônica – prazo para partidos, OAB e Ministério Público indicarem ao TSE seus representantes na cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos Sistemas que serão usados nas eleições 2012.

Emprego e salário na indústria – IBGE divulga dados sobre o assunto.

Inflação – Fipe divulga IPC referente ao período de 8.ago a 7.set.2012. FGV publica IPC-C1.

 

Quinta (13.set.2012)
Marta e as mulheres – senadora deverá participar de caminhada com mulheres na Praça da República, em São Paulo. É mais uma chance que ela tem de fazer propaganda de Fernando Haddad.

Indústria – FGV publica sondagem sobre o setor.

Comércio – IBGE divulga pesquisa sobre o setor.

 

Sexta (14.set.2012)
Brasília tem 2 aniversários – a capital federal é um fracasso administrativo e histórico, como este Blog já demonstrou apresentando vários dados. Mesmo assim, a deputada Erika Kokay (PT-DF) comemora a existência da cidade 2 vezes por ano: em 21 de abril (inauguração) e em 14 de setembro (lançamento da pedra fundamental). Ela conseguiu reservar uma sessão da Câmara dos Deputados para enaltecer a data.

 

Sábado (15.set.2012)
Marta e Haddad – senadora deverá aparecer ao lado do candidato do PT a prefeito de São Paulo.

Software livre – esta é a data do Software Freedom Day. Haverá eventos em várias cidades.

 

Domingo (16.set.2012)
Dilma no Rio – a conferir: presidente prometeu participar da Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, na orla de Copacabana. A promessa foi feita em 29.jan.2012, em Salvador, durante cerimônia em homenagem a vítimas do holocausto.

Lula e Eduardo Campos – ex-presidente deverá receber governador de Pernambuco em seu instituto, em São Paulo. Estão de mal por causa do racha entre PT e PSB em cidades importantes, como BH, Fortaleza e Recife.

Eleições 2012 – faltam 3 semanas para a votação de 7.out.2012.

 

O blog está no Twitter e no Facebook.