Blog do Fernando Rodrigues

Nesta semana Lula faz campanha em 7 cidades

Fernando Rodrigues

Ex-presidente faz tour por 12 cidades em 1 semana para ajudar aliados…

…Lula passará por Fortaleza, João Pessoa, Salvador, Cuiabá e Taubaté antes da votação de domingo (28.out.2012).

Um pouco ausente em comícios no início da campanha eleitoral de 2012, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está a toda na reta final das disputas municipais. Nesta última semana de campanha antes da votação do 2ª turno –que será domingo (28.out.2012)– Lula espera cumprir um roteiro de 7 cidades. Com as 5 pelas quais passou de 6ª feira (19.out.2012) a domingo (21.out.2012), ele terá percorrido 12 localidades em menos de uma semana até 5ª feira (25.out.2012).

Em 5 dessas localidades, o candidato de Lula enfrente alguém do PSDB. Em 3, o adversário é do PSB. Nas outras, a disputa é com DEM, PMDB, PTB e PV.

Roteiro
Hoje (3ª feira, 23.out.2012), segundo a assessoria do Instituto Lula, as viagens serão para Fortaleza e para João Pessoa. Na capital cearense, o petista ajudará na campanha de Elmano de Freitas (PT) contra Roberto Cláudio (PSB). Na paraibana, apoiará Luciano Cartaxo (PT) contra Cícero Lucena (PSDB).

Amanhã (4ª feira, 24.out.2012), será a vez de o ex-presidente Lula visitar Salvador, onde Nelson Pellegrino (PT) concorre com ACM Neto (DEM), e Cuiabá, onde Lúdio Cabral (PT) enfrenta Mauro Mendes (PSB) –havia muita dúvida sobre se Lula iria a Cuiabá, pois os dois candidatos são da base de apoio ao governo de Dilma Rousseff.

Na 5ª feira (25.out.2012), finalmente, Lula deverá encerrar o ciclo de viagens de campanha em 2012 em Taubaté, em São Paulo. Ali, Isaac do Carmo (PT) disputa a vaga de prefeito com Ortiz Jr. (PSDB).

Para sábado, era esperada uma caminhada com Fernando Haddad (PT) em São Paulo, mas a campanha do candidato informou que o evento não deverá ocorrer.

O tour eleitoral de Lula é completado pelas viagens feitas antes desta 3ª feira. Ontem, 2ª feira (22.out.2012), o ex-presidente foi a 2 cidades da Grande São Paulo. Em Guarulhos, discursou ao lado do candidato à reeleição Sebastião Almeida (PT), que tem como oponente Carlos Roberto (PSDB). Em Jundiaí, apareceu para o público ao lado do candidato Pedro Bigardi (PC do B), que disputa contra Luiz Fernando Machado (PSDB).

No domingo (21.out.2012), Lula foi a Diadema, cidade que tem 2º turno entre Mário Reali (PT) e Lauro Michels (PV). No sábado (20.out.2012), foi vez de Campinas –Marcio Pochmann (PT) x Jonas Donisete (PSB)– e de São Paulo –Fernando Haddad (PT) x José Serra (PSDB). E na 6ª feira (19.out.2012), de Mauá –Donisete Braga (PT) x Vanessa Damo (PMDB)– e de Santo André –Carlos Grana (PT) x Aidan Ravin (PTB).

Pesquisas
Este Blog, a página de política mais antiga em atividade no Brasil, também disponibilizapesquisas de outras cidades que farão 2º turno em 2012 e o maior acervo de pesquisas eleitorais da web brasileira. Estão disponíveis pesquisas realizadas desde a eleição do ano 2000 e dados sobre a popularidade dos presidentes da República desde José Sarney.

O blog está no Twitter e no Facebook.