Blog do Fernando Rodrigues

Poder e política na semana – 22 a 28.out.2012

Fernando Rodrigues

Esta será a semana mais importante do ano para o mundo político. Destaques: 1) há chances de o STF concluir o julgamento do mensalão, estabelecendo penas para réus condenados, como os petistas José Dirceu e José Genoíno; 2) as eleições municipais de 2012 terminarão no domingo (28.out.2012) com o 2º turno da votação em 50 cidades.

O Congresso Nacional estará parado. Não haverá votação na Câmara nem no Senado. Deputados e senadores estarão longe da capital, fazendo campanhas para si ou para aliados.

Em Brasília, o que chamará atenção é o julgamento do mensalão. Há chances de o STF terminá-lo nesta semana. As pendências são: concluir o julgamento dos réus acusados de formação de quadrilha e estipular as penas para quem tiver sido condenado. O Tribunal fará sessões sobre o mensalão de 2ª feira até 5ª feira.

A presidente Dilma Rousseff continuará ajudando candidatos do PT, sobretudo Fernando Haddad (em São Paulo) e Nelson Pelegrino (em Salvador). Mas sua agenda pública, por enquanto, só confirma eventos de 2ª feira: reuniões com Nicolas Sarkozy, ex-presidente da França, e com Ian Robertson, da BMW.

O ex-presidente Lula aparecerá bastante nos próximos dias. Irá a Fortaleza na 3ª feira (23.out.2012) para ajudar na campanha de Elmano de Freitas (PT). Na 4ª feira (24.out.2012), ele irá a Salvador, por Pelegrino, e a João Pessoa, por Luciano Cartaxo, ambos petistas. E o vice-presidente da República, Michel Temer, do PMDB, ajudará aliados do Rio de Janeiro na 3ª feira. Irá a Volta Redonda, Petrópolis, Duque de Caxias e Nova Iguaçu.

Na reta final do 2º turno, que ocorrerá em 50 cidades no domingo (28.out.2012), os candidatos participarão de vários debates. Em São Paulo, Fernando Haddad (PT) e José Serra (PSDB) irão a encontro organizado pela ONG Nossa São Paulo na 2ª feira (22.out.2012).

Na 4ª feira (24.out.2012), o UOL e o SBT transmitirão ao vivo, a partir de 18h, debate entre Serra e Haddad. Na 6ª feira (26.out.2012) os candidatos irão a evento da Globo, que irá ao ar no final da noite, depois do último capítulo da novela ''Gabriela''.

A 5ª feira (25.out.2012) será o último dia para candidatos realizarem comícios. E a 6ª feira (26.out.2012), o último dia do horário político na TV e no rádio. Propagandas eleitorais com alto-falantes e panfletos serão permitidas até sábado (27.out.2012).

No domingo (28.out.2012), 50 municípios realizarão 2º turno da eleição para prefeito (17 capitais e 33 cidades do interior). A votação ocorrerá das 8h às 17h, de acordo com o horário local (há variações por conta de fuso horário e horário de verão).

Este Blog, a página de política em atividade mais antiga da internet brasileira, disponibiliza pesquisas sobre o 2º turno de 2012. Disponibiliza também o mais completo acervo de pesquisas eleitorais da web com estudos realizados desde a eleição do ano 2000.

A seguir, o drive político da semana:

 

Segunda (22.out.2012)
Dilma e Sarkozy – ex-presidente da França será recebido por Dilma no Palácio do Planalto às 9h30. Também estarão no encontro o ministro Antonio Patriota (Relações Exteriores) e o assessor da Presidência Marco Aurélio Garcia. Às 11h, Dilma terá reunião com a ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil).

Dilma e BMW – às 15h, presidente receberá Ian Robertson, vice-presidente da BMW AG, Vendas e Marketing. Deverá anunciar a construção de uma fábrica da montadora em Santa Catarina. O governador Raimundo Colombo (PSD) estará presente.

Sarkozy em São Paulo – depois de falar com Dilma em Brasília, o francês participará de evento para empresário organizado pelo BTG Pactual.

Serra x Haddad – candidatos a prefeito de São Paulo irão a evento da ONG Nossa São Paulo. Às 10h, no Teatro Anchieta do Sesc Consolação.

Mensalão – STF espera terminar julgamento até 5ª feira (25.out.2012). Para isso, precisa concluir o julgamento dos réus acusados de formação de quadrilha e estipular as penas para quem tiver sido condenado pelos crimes relacionados ao escândalo.

Empate – quanto ao crime de lavagem de dinheiro, houve empate do nº de ministros que condenaram e absolveram os ex-deputados João Borba (PMDB-PR), João Magno (PT-MG), Paulo Rocha (PT-PA) e o ex-ministro dos Transportes Anderson Adauto. Sobre formação de quadrilha, houve empate a respeito das situações do deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP) e do ex-tesoureiro do PL Jacinto Lamas.

Desempate – circulam no STF 4 possíveis soluções para os empates: 1) o réu deve ser absolvido quando ocorre empate; 2) o presidente do STF, Carlos Ayres Britto, deve desempatar a votação; 3) em crimes contra a administração pública, o réu deve ser condenado quando há empate; 4) a Corte deve esperar o novo ministro, Teori Zavascki, assumir sua cadeira e desempatar a votação.

Quem é quem no mensalão – para saber mais sobre o caso, acesse página do UOL com perfil dos réus do mensalão. E também a página da “Folha” sobre o caso.

Indústria – FGV divulga prévia da sondagem sobre o setor.

 

Terça (23.out.2012)
Lula em Fortaleza – ex-presidente participará da campanha de Elmano de Freitas (PT). Acesse pesquisas sobre a eleição na capital cearense.

Temer no Rio – vice-presidente da República, do PMDB, fará campanha para aliados em Volta Redonda, Petrópolis, Duque de Caxias e Nova Iguaçu.

Pausa do mensalão – STF fará sessão para tratar de outros casos.

CPI do Cachoeira – impasse na comissão é sobre o tempo pelo qual será prorrogada. PT e PMDB não querem que seja mais que 30 dias. A oposição tenta obter apoio para conseguir mais que isso.

Fiesp e OAB – entidade industrial receberá os 4 candidatos a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil para que exponham suas propostas a empresários e advogados de empresas. Alberto Zacharia Toron, Marcos da Costa, Ricardo Sayeg e Rosana Chiavassa confirmaram presença, informou a Fiesp.

Imunidade eleitoral – desta data até 48 horas depois do fim da eleição,  nenhum eleitor poderá ser preso, salvo em flagrante ou por condenação criminal por crime inafiançável.

Casagrande em São Paulo – governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), falará sobre oportunidades de investimento em seu Estado para empresários do Lide, grupo de João Dória. Das 7h30 às 10h, no Hotel Caesar Park Faria Lima.

Transporte e logística – Frente Parlamentar Mista para o Fortalecimento da Gestão Pública promove seminário sobre o tema na Câmara dos Deputados. O ministro Paulo Sérgio Passos (Transportes) foi convidado.

Palestras no Senado – até 5ª feira, Casa terá apresentações do “Fórum Brasil Senado 2012”. O tema da 1ª é “Identidade é vida subjetiva: Como é ser sujeito no Brasil”.

Indústria – CNI publica sondagem sobre o setor.

Inflação – FGV divulga IPC-S.

 

Quarta (24.out.2012)
Lula no Nordeste – ex-presidente irá a Salvador e a João pessoa participar de eventos das campanhas de Nelson Pelegrino (PT) e de Luciano Cartaxo (PT).

Debate em São Paulo – Fernando Haddad (PT) e José Serra (PSDB) irão ao debate organizado pelo UOL e pelo SBT. Começará às 18h com transmissão ao vivo pelo UOL e pelo SBT.

Política econômica – reunião da Comissão da Moeda e do Crédito (Comoc), em Brasília.

Serviços ambientais – o deputado federal Arnaldo Jardim (PPS-SP) e o CEO da Fundação Amazonas Sustentável, Virgilio Vianna, falarão sobre o pagamento desses serviços a empresários do Lide, grupo de João Dória. Às 19h, no Auditório Omint, em São Paulo.

Inflação – FGV divulga IPC-S Capitais.

 

Quinta (25.out.2012)
Fim dos comícios – este é o último dia para candidatos realizarem este tipo de evento de campanha.

Política econômica – reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), em Brasília.

Construção – CNI divulga dados sobre o setor.

Consumo – FGV publica Sondagem do Consumidor.

Emprego – IBGE divulga pesquisa sobre o assunto.

Inflação – Fipe divulga IPC referente ao período de 23.set a 23.out.2012.

 

Sexta (26.out.2012)
Debate em São Paulo – Fernando Haddad (PT) e José Serra (PSDB) irão a debate organizado pela TV Globo.

Fim do horário político – último dia da propaganda eleitoral no rádio e na TV.

Fim dos debates – último dia para a realização de debate entre candidatos.

Dados dos candidatos – prazo para a Receita Federal enviar à Justiça Eleitoral listas com nome do candidato ou comitê financeiro; nº do título de eleitor e de inscrição no CPF do candidato ou do presidente do comitê financeiro; nº de inscrição no CNPJ e data da inscrição.

 

Sábado (27.out.2012)
Panfletos proibidos – último dia para a propaganda eleitoral com alto-falantes e para a distribuição de material gráfico.

 

Domingo (28.out.2012)
2º turno – a votação acontecerá em 50 cidades das 8h às 17h, de acordo com o horário local (há variações por conta de fuso horário e horário de verão). Este Blog reúne pesquisas sobre a intenção de voto nas localidades que farão 2º turno.

Eleições na Ucrânia – no mesmo dia em que brasileiros votarão para prefeito, ucranianos escolherão seus parlamentares.

Pesquisas – no Brasil, poderão ser divulgadas a qualquer hora pesquisas feitas antes do dia da votação. As que foram feitas nesta data, só poderão ser publicadas após 17h.

Dinheiro de campanha – último dia para candidatos e comitês financeiros que disputam o 2º turno arrecadarem recursos e contraírem dívidas. Depois disso, só poderão arrecadar para pagar despesas já contraídas e não pagas até esta data.

Comércio e eleições – os estabelecimentos poderão funcionar, mas deverão dar condições para que seus funcionários votem.

Manifestação silenciosa – neste dia será permitida a manifestação “individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido político, coligação ou candidato”.

Reunião proibida – aglomeração de pessoas com vestuário padronizado, bandeiras, broches, dísticos e adesivos não poderá ser feita até o término da votação.

O blog está no Twitter e no Facebook.