João Santana é o vencedor do marketing
Fernando Rodrigues
publicitário de Lula e de Dilma reconquista a cidade de São Paulo para o PT
No post sobre quem ganha e quem perde em 2012, faltou um nome importante: João Santana, o jornalista de formação e hoje marqueteiro político por opção.
Ao vencer como responsável pelas propagandas e pelo marketing de Fernando Haddad na cidade de São Paulo, Santana continua a construir um dos mais bem sucedidos currículos em eleições no Brasil.
Além de colocar agora na sua carteira de sucesso a maior cidade do país, Santana também é:
– o único publicitário brasileiro a ter ajudado a eleger dois presidentes da República diferentes (Lula, em 2006; Dilma, em 2010);
– fez também as campanhas presidenciais vitoriosas neste ano de 2012 para Hugo Chávez (Venezuela), José Eduardo dos Santos (Angola), e Danilo Medina (República Dominicana). Antes, já havia sido responsável pelo marketing do presidente de El Salvador, Mauricio Funes, na eleição de 2009.
Tudo considerado, são 6 campanhas presidenciais vitoriosas em vários países. E, agora, a capital do Estado de São Paulo.
Vai demorar até aparecer algum publicitário político tão bem sucedido como João Santana na praça.