Blog do Fernando Rodrigues

Poder e política na semana – 15 a 21.abr.2013

Fernando Rodrigues

A presidente Dilma Rousseff começará a 2ª feira (15.abr.2013) em Minas Gerais. Estará com Lula em evento do PT em Belo Horizonte, principal reduto eleitoral do senador Aécio Neves (PSDB), provável adversário de Dilma na eleição de 2014. Os petistas deverão falar sobre seu programa petista para a educação.

Ainda em Belo Horizonte, na 2ª feira, Lula receberá uma homenagem na Assembleia Legislativa mineira. Na 3ª feira (16.abr.2013), Dilma irá a Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de BH, para entregar unidades do Minha Casa, Minha Vida.

Na 3ª feira, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), prmeteu colocar em votação o Estatuto da Juventude. Se aprovado pelos senadores, o texto irá para a Câmara dos Deputados.

Na 4ª feira (17.abr.2013), o Copom definirá a taxa básica de juros (Selic). Será formalizada ainda, em Brasília, a fusão de PPS e PMN. Os partidos nanicos se tornarão uma só legenda, que deverá fazer oposição a Dilma Rousseff.

Na 5ª feira (18.abr.2013), os brasileiros poderão assistir ao bizarro programa de TV do PRTB, o partido de Levy Fidélix, aquele político que só fala de aerotrem. Ele estará em rede nacional das 20h às 20h05, no rádio, e das 20h30 às 20h35, na TV.

No domingo (21.abr.2013), brasileiros residentes em Miami prometem um protesto contra Renan Calheiros em frente ao consulado do Brasil. E o Paraguai fará eleições presidencial e parlamentar. Em 2012, o presidente paraguaio Fernando Lugo foi derrubado por um impeachment. O Mercosul considerou a queda de Lugo antidemocrática e suspendeu o país do bloco.

Ainda é esperada a publicação do acórdão do julgamento do mensalão pelo STF. O documento reúne os votos e decisões dos ministros sobre o caso e faz valer as penas dadas aos condenados.

A seguir, o drive político da semana:

 

Segunda (15.abr.2013)
Dilma e Lula em BH – presidente e ex-presidente deverão ir a encontro do PT na capital mineira. O evento faz parte da série de atos que o partido promove para falar de sua gestão no governo federal. Na próxima semana, os petistas deverão ir a Porto Alegre.

Lula homenageado  – o ex-presidente também estará em Belo Horizonte. Receberá o título de cidadão honorário de Minas Gerais na Assembleia Legislativa do Estado, às 14h. Ele nasceu em Pernambuco e fez carreira como sindicalista e político em São Paulo.

Massacre do Carandiru – foi adiado para esta 2ª feira, em São Paulo, o início do julgamento dos PMs envolvidos na morte dos 111 presos, em 1992.

Novos tribunais – líderes do Senado e a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) discutirão incluir na pauta de votações da Casa 2 PECs que criam mais dois TRFs, um em Fortaleza e outro em Belém. Recentemente a criação de tribunais foi criticada pelo presidente do STF, Joaquim Barbosa.

Desempenho do BNDES – presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Luciano Coutinho, falará sobre o assunto em entrevista coletiva, às 11h.

Transportes no Nordeste – será em Olinda, em Pernambuco, o 1º Seminário Movimat de Logística do Nordeste. Também está na organização do evento a Associação Brasileira de Logística.

Brasil e Guatemala – o ministro Antonio Patriota (Relações Exteriores) receberá o chanceler da Guatemala, Luis Fernando Carrera Castro, em Brasília.

 

Terça (16.abr.2013)
Dilma em Minas – presidente entregará unidades do Minha Casa, Minha Vida em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

R$ 500 bilhões em impostos – é quanto os brasileiros terão pagado desde 1.jan.2013 até esta 3ª feira, segundo o impostômetro da Associação Comercial de São Paulo.

Partidos novos – Câmara poderá votar projeto que determina que uma nova legenda só poderá ter tempo de TV e fundo partidário maiores após participar de uma eleição para deputados federais. Se passar pela Câmara, irá ao Senado.

Senado e a juventude – o presidente da Casa, Renan Calheiros, disse que colocará em votação, nesta 3ª feira, o Estatuto da Juventude.

Política econômica – Copom apresentará avaliação técnica sobre a conjuntura econômica. Na 4ª feira (17.abr.2013) divulgará a taxa básica de juros.

Ouvidoria do Senado – a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) tomará posse como ouvidora-geral do Senado às 11h30, na sala de audiências da Presidência da Casa.

Guerra fiscal – unificação das alíquotas interestaduais de ICMS é um dos pontos de discussão da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado nesta semana.

Indústria – CNI divulgará Índice de Confiança do Empresário Industrial.

Inflação – FGV divulgará IPC-S e IGP-10.

 

Quarta (17.abr.2013)
Fusão PPS e PMN 
– partidos farão seus congressos extraordinários, em Brasília, para aprovar a fusão.

Cachoeira e o deputado Leréia – o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados instaura (finalmente) o processo de investigação contra o deputado Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO), acusado de ter se beneficiado do esquema ilegal montado pelo contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.

Juros – à tarde, em Brasília, Copom definirá a taxa básica de juros (Selic).

Inflação – Fipe divulgará IPC referente ao período de 16.mar a 15.abr.2013.

 

Quinta (18.abr.2013)
Aerotrem na TV – o partido de Levy Fidélix, que só fala de aerotrem, terá 5 minutos em rede nacional. Das 20h às 20h05, no rádio. Das 20h30 às 20h35, na TV.

Indústria – CNI divulgará sondagem sobre o setor.

Inflação – FGV divulgará IGP-M Segundo Decêndio.

 

Sexta (19.abr.2013)
Inflação – IBGE divulgará Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15.

 

Domingo (21.abr.2013)
Protesto contra Renan – toda a confusão sobre o deputado e pastor Marco Feliciano (PSC-SP) fez com que ficasse de lado o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Mas brasileiros residentes em Miami, nos EUA, deverão protestar contra ele em frente ao Consulado do Brasil.

Eleições no Paraguai – país latino-americano, vizinho do Brasil, fará eleições presidencial e parlamentar. Em 2012, o presidente Fernando Lugo foi derrubado por um impeachment, considerado antidemocrático pelo Mercosul. Por isso, decidiu-se suspender o país do bloco econômico.

 

O blog está no Twitter e no Facebook.