Blog do Fernando Rodrigues

Harvard debate mídia e atentados em Boston

Fernando Rodrigues

A Fundação Nieman, da Universidade de Harvard, nos EUA, realiza na tarde desta quarta-feira (1°.maio.2013) um debate sobre a cobertura dos atentados durante a Maratona de Boston. O evento será transmitido online, via streaming, e pode ser acompanhado do Brasil.

Ao anunciar o evento, a Nieman define a cobertura do atentado em Boston como a primeira tragédia nacional dos EUA reportada intensivamente por cidadãos com acesso a redes sociais –o chamado “jornalismo cidadão”. Nesse novo ambiente, “surgiram questões importantes sobre mídia social, repórteres-cidadãos, verificação dos fatos apurados e o papel dos meios de comunicação tradicionais”.

Na pressa por dar notícias em primeira mão, os grandes veículos também não escaparam de erros na cobertura. A rede CNN chegou a divulgar a prisão de um dos suspeitos do atentado quando, na realidade, a polícia de Boston ainda realizava as buscas.

Vários especialistas participam do debate. Entre eles, o repórter do “Boston Globe” David Abel, também bolsista da Nieman, que estava gravando um documentário para um de seus cursos em Harvard quando as bombas explodiram. Ele passou algumas horas no local fazendo entrevistas e foi um dos jornalistas que mais teve acesso imediato à cena dos atentados.

O debate será transmitido das 19h às 21h (20h às 22h, horário de Brasília). Para assistir, clique aqui.

Uma opção para o fim do feriado do 1º de Maio.

O blog está no Twitter e no Facebook.