Blog do Fernando Rodrigues

Infeliz no PSDB, Arthur Virgílio almoça com Dilma

Fernando Rodrigues

Presidente convidou prefeito de Manaus para conversar sobre política.

Encontro será nesta 6ª feira (10.mai.2013) com tempo indeterminado.

A presidente Dilma Rousseff (PT) receberá nesta 6ª feira (10.mai.2013) o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio (PSDB), no Palácio do Planalto. A partir das 10h30, segundo apurou o Blog, eles discutirão por cerca de 1 hora parcerias entre o governo federal e a capital do Amazonas. Participarão desse encontro ministros e secretários municipais. Depois da reunião, haverá um almoço em que a presidente pretende conversar com o prefeito sobre política. Ela não determinou tempo de duração para essa conversa.

O encontro acontece no momento em que Arthur Virgílio fala abertamente em deixar o PSDB. O jornal “A Crítica”, de Manaus, publicou a seguinte declaração do prefeito: “Apenas estou esperando, nesse episódio do ICMS, coerência e sobriedade do meu partido. Se votarem contra a diferenciação do ICMS, não vou nem discutir, vou mandar minha desfiliação e está acabada a conversa.”

A saída de Virgílio do PSDB não é uma vitória para Dilma nem para o PT. Será vitória caso ele deixe o partido e também a oposição, como fizeram Gilberto Kassab, que era filiado ao DEM e fundou o PSD, e Gustavo Fruet, que era do PSDB e foi para o PDT.

Os problemas de Arthur Virgílio com o PSDB tem a ver com a Zona Franca de Manaus. Líderes tucanos, como o governador Geraldo Alckmin, de São Paulo, defendem mudanças nos impostos, como o ICMS, que podem reduzir os ganhos de Manaus e da Zona Franca.

Caso os representantes do PSDB no Congresso aprovem medidas que prejudiquem a Zona Franca, Virgílio disse que deixará o partido. A reforma do ICMS foi aprovada nesta 3ª feira (7.mai.2013) na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado e, em breve, poderá ser votada no plenário da Casa. Com a votação se aproximando, sabe-se que o almoço oferecido por Dilma a Virgílio têm tudo a ver com a possibilidade de cooptá-lo para o projeto governista.

 

O blog está no Twitter e no Facebook.