PT é o maior partido na “elite” do Congresso
Fernando Rodrigues
O Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) divulgou nesta 3ª feira (6.ago.2013) sua lista dos 100 políticos mais influentes do Congresso, também conhecida como “Cabeças do Congresso”.
O partido com mais representantes nessa “elite” é o PT, com 26 deputados e senadores. Em seguida está o PMDB, com 16 congressistas. Em terceiro vem o PSDB, com 12.
O ranking está diretamente relacionado ao tamanho da bancada de cada partido. O PT também é a legenda com a maior bancada na Câmara (89 deputados), seguido pelo PMDB (80) e o PSDB (49).
O Diap seleciona congressistas que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício dos seguintes atributos: negociar projetos, conduzir debates, articular interesses e formular políticas públicas.
Na definição da entidade, ''são políticos capazes de, isoladamente ou em conjunto com outras forças, criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo”.
Entre os 100 nomes escolhidos, 61 são deputados e 39, senadores. Apenas 1 é debutante na lista: o deputado Anthony Garotinho (PR-RJ), líder do bloco PR, PTB, PRP, PHS, PTC, PSL e PRTB. Os demais já haviam figurado anteriormente no “Cabeças do Congresso”, que está na 20ª edição.
O Estado com mais representantes é São Paulo (21), seguido por Pernambuco (9) e Rio Grande do Sul (8). Em quarto lugar, empatados com 7 congressistas cada um, estão Bahia, Paraná e Rio de Janeiro.
A presença feminina na lista dos 100 mais influentes é proporcionalmente menor que a participação da mulher no legislativo federal. As mulheres representam 15,31% do Congresso (83 deputadas e 8 senadoras), mas apenas 9% do “Cabeças do Congresso” (5 deputadas e 4 senadoras).
São elas: as senadoras Ana Amélia (PP-RS), Kátia Abreu (PSD-TO), Lúcia Vânia (PSDB-GO) e Vanessa Grazziotin (PC do B-AM), e as deputadas Alice Portugal (PC do B-BA), Jandira Feghali (PC do B-RJ), Luiza Erundina (PSB-SP), Manuela D´Ávila (PC do B-RS) e Rose de Freitas (PMDB-ES).
Veja abaixo a lista, por Estado, com o nome do congressista, seu partido a sua principal habilidade, segundo o Diap. Acesse também a publicação completa e a série histórica.