Hackers invadem site do PMDB e deixam mensagem sobre 7 de setembro
Fernando Rodrigues
O site do PMDB foi invadido por hackers do grupo Anonymous Brasil na noite desta 6a feira (6.set.2013). No lugar, deixaram um vídeo com uma convocação para os protestos de 7 de setembro e críticas aos governos estaduais do Rio e de Pernambuco, que restringiram o uso de máscaras durante manifestações.
O PMDB reagiu rápido e tirou o site do ar poucos minutos depois. Veja como a página ficou durante o ataque:
O vídeo divulgado pelos hackers continua disponível no Youtube. Imita a linguagem visual utilizada no filme V de Vingança, sobre a história de um anarquista revolucionário que usa uma máscara do conspirador católico britânico Guy Fawkes (1570-1606).
Na tela, uma figura com a máscara inspirada em Guy Fawkes, que se tornou um hit nos protestos de junho, afirma que governos estaduais estariam priorizando a repressão ao direito de se manifestarem, ao invés de colocarem em pauta as reivindicações dos protestos ''por melhoria das condições sociais e moralidade política''.
O vídeo condena a prisão de jovens do movimento black bloc no Rio, nesta semana, e cita expressamente o governador Sérgio Cabral (PMDB). ''Nossa polícia é militarizada e treinada para o confronto. Em vez de nos intimidar, devia nos proteger de grupos infiltrados, como acontece nos países democráticos'', diz a figura mascarada no vídeo.
Ela aponta uma ''desmoralização orquestrada pelos detentores do poder para desmoralizar o movimento e colocar a sociedade contra nós''.
Cabral é o único político citado nominalmente. Há também uma referência indireta à presidente Dilma Rousseff. ''Não queremos um pronunciamento vazio da presidenta, queremos mudanças'', diz a pessoa, sobre o pronunciamento feito nesta 6a feira por Dilma.
Há também críticas à absolvição, pelo plenário da Câmara, do deputado federal Natan Donadon (ex-PMDB), de Rondônia, com destaque para a alta abstenção de congressistas na sessão que decidiu sobre a cassação do mandato de Donadon. ''Os 104 deputados que estavam na sessão e optaram por não votar na sessão de Donadon fazem parte das quadrilhas que estão hoje instaladas no poder'', diz o vídeo.
''Ao mesmo tempo em que criminalizam as nossas máscaras, os deputados se escondem sob a máscara do voto secreto'', afirma o manifestante. Assista ao vídeo.