Blog do Fernando Rodrigues

Tucano Pimenta da Veiga pede “súplica” aos eleitores

Fernando Rodrigues

Em cerimônia tradicional e em tom messiânico, PSDB lança seu nome para Minas Gerais

Já faz alguns dias que o PSDB lançou seu nome para o governo de Minas Gerais, mas algo ficou sem visibilidade no noticiário: o tom político fortemente tradicional do tucano Pimenta da Veiga, que pediu aos militantes presentes que erguessem seus braços “numa atitude de súplica”.

Havia ali, na última 5ª feira (20.fev.2014), um clima quase messiânico, religioso. Não parecia o comício de um partido, o PSDB, que no plano nacional vive pregando renovação e uma nova política.

É claro que a política mineira é realmente dada a tradicionalismos. Mas ao assistir ao vídeo fica uma impressão de algo meio antigo. Um discurso que não parece estar “embedado” no atual século 21. Eis o trecho da “súplica”:

 

Ex-prefeito de Belo Horizonte e ex-ministro das Comunicações do governo Fernando Henrique Cardoso, Pimenta da Veiga tem 66 anos. No seu discurso da semana passada, explorou o sentimento de “pertencimento mineiro”, com forte carga regionalista: “Tolos, muito tolos, são aqueles que acham que os mineiros são bobos. Bobos são eles. E os mineiros saberão dar a resposta. Mas a resposta de Minas será, como sempre, altaneira, vigorosa e pacífica”.

É certamente um discurso que funciona para uma parcela significativa do eleitorado de Minas Gerais. Mas que também, certamente, não evoca renovação nem muito menos uma política diferente –como parece ser uma demanda dos brasileiros neste momento.

Pimenta venceu a disputa interna no PSDB contra o presidente da legenda em Minas Gerais, o deputado federal Marcus Pestana –que também queria ser candidato ao governo do Estado. O atual governador, Antonio Anastasia, lançará seu nome ao Senado.

O blog está no Twitter e no Facebook.