Aécio sobe 5 pontos e Dilma e Campos ficam estagnados, diz Vox Populi
Fernando Rodrigues
Aécio Neves, pré-candidato do PSDB a presidente da República, foi o único entre os mais competitivos que se movimentou na pesquisa Vox Populi sobre a disputa presidencial divulgada nesta 4ª feira (11.jun.2014), comparada com levantamento do mesmo instituto publicado em 16.abr.2014.
O tucano subiu 5 pontos percentuais –passou de 16% para 21% das intenções de voto. A presidente Dilma Rousseff (PT) permanece com os mesmos 40% e Eduardo Campos (PSB) continua com 8%. Pastor Everaldo, do PSC, também manteve os 2% da pesquisa anterior.
Segundo o Vox Populi, se a eleição fosse hoje, Dilma venceria no primeiro turno. A diferença entre as intenções de voto na petista e a soma dos demais candidatos é superior à margem de erro, de 2,1 pontos percentuais. A pesquisa foi divulgada pela revista ''Carta Capital''.
O resultado diverge de pesquisa Ibope divulgada na 3ª feira (10.jun.2014), que aponta que a eleição presidencial será decidida no segundo turno. O Ibope registra 38% das intenções de voto para Dilma, 22% para Aécio, 13% para Campos e 3% para Everaldo.
A pesquisa do Vox Populi foi contratada pela Editora Confiança. Foram entrevistadas 2.200 pessoas nos dias 31 de maio a 1º de junho. Está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo número BR-00156/2014.
Este Blog mantém a mais completa página de pesquisas eleitorais da internet brasileira, com levantamentos de todos os institutos desde o ano 2000. Também é possível ver em tabelas detalhadas os cenários do 1º turno de 2014 para as disputas de presidente, governador e senador.