Blog do Fernando Rodrigues

Economia domina 1° bloco do debate dos candidatos a presidente

Fernando Rodrigues

A economia brasileira foi tema de 3 das 7 perguntas realizadas na 1ª fase do debate entre os candidatos a presidente da República, realizado nesta 2ª feira (1°.set.2014) pelo UOL, “Folha”, SBT e rádio Jovem Pan.

A presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, perguntou a Marina Silva de onde ela tiraria o dinheiro necessário para realizar as promessas do seu programa de governo, estimadas em R$ 140 bilhões. Marina respondeu que os recursos viriam da maior eficiência nos gastos do governo e de uma reforma do sistema tributário. Na réplica, Dilma disse que Marina “falou, falou e não respondeu à pergunta”.

Levy Fidelix, candidato pelo PRTB, perguntou a Luciana Genro, do PSOL, quais eram as suas propostas para reduzir o gasto de recursos públicos com o pagamento de juros. Luciana respondeu que enfrentará os interesses dos bancos e criticou a política de superávit primário, que economiza parcela do orçamento público. Ela prometeu realizar uma auditoria da dívida pública e cobrar mais impostos de quem é mais rico. Para Luciana, Dilma, Aécio e Marina seriam “3 irmãos siameses” que não atacarão a “raiz do problema” em relação ao tema.

Aécio Neves, candidato do PSDB, questionou Eduardo Jorge, do PV, se a política econômica do governo federal havia fracassado no mandato da presidente Dilma Rousseff. Eduardo respondeu que sim e criticou o atual patamar da taxa Selic, que ele denominou “bolsa Selic” e seria utilizada para transferir recursos aos que têm títulos da dívida pública.

Também foram elaboradas 1 pergunta sobre a situação das penitenciárias, 1 sobre fator previdenciário, 1 sobre saneamento básico e 1 sobre segurança pública.

O blog está no Twitter e no Facebook.