Blog do Fernando Rodrigues

Governo Dilma gastou R$ 1,42 bilhão em patrocínios em 2014

Fernando Rodrigues

Valor é 7% maior do que o de 2010, quando petista foi eleita pela 1ª vez

Caixa destinou no ano passado R$ 105 milhões para clubes de futebol

Recorde histórico em patrocínios foi em 2013, com R$ 2,4 bilhões

A administração pública federal, que inclui ministérios, autarquias e empresas públicas, gastou R$ 1,42 bilhão em patrocínios em 2014 –valor consumido por times de futebol, esportes de aventura e festivais de música e teatro, entre outros.

A maior parcela –R$ 536,8 milhões, ou 37,6% do total– foi destinada ao esporte. O montante inclui os R$ 105,9 milhões gastos pela Caixa Econômica Federal com 13 times de futebol. A administração federal também gastou R$ 400,4 milhões (28% do total) patrocinando ações de cultura e R$ 335,4 milhões (23,5%) na rubrica “eventos”.

O relatório, divulgado na quinta-feira da semana passada (16.abr.2015) pela Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República), é pouco transparente. Não especifica o valor destinado a cada projeto ou ação nem permite consultas individualizadas.

Os dados estão compilados apenas por área da ação, conforme reprodução abaixo:

arte_secom

O volume de recursos destinados a patrocínios em 2014 é 7% maior do que em 2010, quando a petista Dilma Rousseff foi eleita pela 1ª vez, em valores reajustados pelo IGP-M, praxe no mercado publicitário. Naquele ano, a administração federal destinou R$ 1,33 bilhão para ações desse tipo.

Diferentemente de propaganda, o patrocínio estatal rende publicidade para o governo, mas tem regras diferentes. Não é necessário licitar uma agência de publicidade –basta aceitar o argumento da entidade ou evento que deseja ser patrocinado e ter sua marca exposta.

Na prática, o patrocínio é também uma publicidade para o governo.

O recorde histórico de gastos com patrocínios ocorreu em 2013, quando a administração pública federal consumiu R$ 2,46 bilhões, em valores corrigidos. Essa cifra é 78% maior do que a média dos demais anos para os quais há dados disponíveis –a série divulgada pela Secom começa em 2009.

A seguir, os gastos ano por ano em patrocínio do governo federal:

patrocinio2014

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