Haddad interage pouco com eleitores nas redes sociais
Fernando Rodrigues
Prefeito tem seguidores no Twitter, mas não mantém perfil oficial no Facebook
Potencial de menções na rede é mal explorado, segundo consultoria
Fernando Haddad pouco explora a grande quantidade de menções ao seu nome nas redes sociais. O prefeito da maior cidade do país tem apenas pouco mais de 98 mil seguidores no Twitter. O petista não tem página oficial no Facebook, segundo a sua assessoria. Levantamento da consultoria Bites, especializada em análises e dados de reputação na internet, aponta que Haddad é menos popular na rede que prefeitos de capitais com menos eleitores, como Eduardo Paes (543.634), ACM Neto (334.212) e Gustavo Fruet (162.349).
Haddad, no entanto, teve o maior número de citações no Twitter, blogs e sites de notícias em lista que reúne prefeitos das 7 maiores capitais do país e também de Nova York. Para a Bites, isso mostra como o prefeito não consegue transferir essa dispersão em torno do seu nome para seus próprios perfis nas redes sociais.
Nos últimos 12 meses, Haddad foi citado 525.025 vezes, uma média de 1.458 menções por dia, volume 3,6 vezes superior à soma de tudo o que se falou de Eduardo Paes (Rio de Janeiro), Marcio Lacerda (Belo Horizonte), Geraldo Júlio (Recife), Gustavo Fruet (Curitiba), ACM Neto (Salvador) e José Fortunati (Porto Alegre).
O silêncio do petista no mundo digital reflete a baixa adesão de pessoas nas páginas oficiais da Prefeitura de São Paulo. A soma de fãs e seguidores dos perfis da prefeitura no Twitter e Facebook não condiz com a concentração de usuários de internet na cidade. Há 13 milhões de paulistanos acima dos 18 anos no Facebook, o dobro do Rio de Janeiro e quase 7 vezes mais que Curitiba, cidades cujas prefeituras têm mais seguidores e fãs na internet.