Blog do Fernando Rodrigues

Em 9 meses, João Santana mudou em US$ 30 mi versão sobre ganho em Angola

Fernando Rodrigues

Em maio de 2015, marqueteiro divulgou assim faturamento na África:
“A campanha de Angola pagou 20 milhões de dólares”.

Agora, preso, Santana teve uma recordação diferente:
“A campanha de Angola teve um custo de US$ 50 milhões”

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“A campanha de Angola pagou 20 milhões de dólares”, diz Santana em maio de 2015.

João Santana e Mônica Moura podem estar falando a verdade em seus depoimentos à Polícia Federal em Curitiba (aqui e aqui). Mas então o marqueteiro de Luiz Inácio Lula da Silva e de Dilma Rousseff contou uma mentira de US$ 30 milhões há 9 meses.

Em maio de 2015, Santana gravou um vídeo de 1min27seg. Em tom indignado, reagiu ao conteúdo de uma reportagem que havia relatado uma investigação da Polícia Federal sobre indícios de possível irregularidade nas contas de sua empresa, a Pólis: “Essa acusação não conseguirá dar 2 passos e se manter em pé”.

Eis o que o marqueteiro falou há pouco mais de 9 meses nesse vídeo sobre alguns de seus trabalhos: “A campanha de Fernando Haddad [em 2012, para a Prefeitura de São Paulo] pagou à minha empresa R$ 30 milhões. A campanha de Angola pagou US$ 20 milhões [em 2012, para a reeleição do presidente José Eduardo dos Santos]. Foram campanhas totalmente independentes, com recursos totalmente independente. Os comprovantes e documentos dessas campanhas estão disponíveis no nosso site para serem verificados, checados e analisados por qualquer pessoa”.

Os documentos não estão mais disponíveis, mas a gravação estava lá até ontem (5ª feira, 25.fev.2016), num canal da Pólis no Vimeo. Havia uma versão com legendas em inglês e outra com legendas em espanhol.

Vale a pena assistir ao vídeo, que dura menos de 90 segundos:

Passados 9 meses do vídeo em tom indignado, a memória de João Santana se alterou na carceragem da Polícia Federal, em Curitiba. Eis o que ele declarou em seu depoimento ontem, 5ª feira (25.fev.2016):

…QUE se recorda que a campanha de Angola teve um custo de US$ 50 milhões (…) QUE indagado em relação ao alto custo da campanha de Angola, esclarece que Angola tem um custo extremamente alto o que gera um spread em razão de problemas de infraestrutura, do risco pessoa, financeiro, conflitos étnicos etc., bem como por ser considerada uma black list no mercado internacional”.

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O valor é corroborado por Mônica Moura, mulher de Santana. Ela prestou depoimento à PF na última 4ª feira (24.fev.2016). Eis um trecho: “…QUE o valor total da campanha presidencial de José Eduardo [dos] Santos para a Presidência de Angola foi de 50 milhões de dólares; que esse contrato englobaria uma pré-campanha, a campanha e uma pós-campanha que era uma consultoria para pronunciamentos; QUE deste valor, 30 milhões foram por meio de contrato com a Pólis Brasil e 20 milhões foram pagos por meio de um contrato ‘de gaveta’, não contabilizado”.

monica-santana-com-bordaPor que os US$ 20 milhões recebidos por João Santana em Angola teriam se transformado em US$ 50 milhões em apenas 9 meses? Não está claro. O marqueteiro não fala sobre esse lapso em seu depoimento à Polícia Federal.

Essa possível inconsistência nas versões do marqueteiro poderá ser esclarecida pela investigação da Operação Lava Jato.

Por enquanto, fica só a dúvida sobre a razão de o valor ter sido alterado tão bruscamente em menos de 1 ano.

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