Blog do Fernando Rodrigues

18 governadores tentam reeleição, mas só 3 são favoritos absolutos

Fernando Rodrigues

A disputa eleitoral deste ano tem 18 dos 27 governadores tentando se reeleger. Desses, só 3 despontam como favoritos absolutos neste momento, antes do início da propaganda eleitoral na TV e no rádio.

A tabela completa da disputa está no post acima, mas o Blog compilou como está o desempenho dos governadores que tentam a reeleição nesta tabela a seguir:

Governadores-candidatos-a-reeleicao-2014

Os 3 candidatos à reeleição que estão isolados em primeiro lugar e venceriam hoje a disputa no 1º turno são Geraldo Alckmin (PSDB-SP), Tião Viana (PT-AC) e Raimundo Colombo (PSD-SC).

Chama a atenção que 2 dos francos favoritos são de partidos que há mais tempo governam os mesmos Estados. O PSDB está há 20 anos no comando em São Paulo. O PT manda no Acre há 16 anos –como mostra o histórico dos partidos no post abaixo.

É claro que esse quadro atual pode se alterar com a entrada no ar dos comerciais eleitorais no rádio e na TV, a partir de 19.ago.2014. Ainda assim, é um fato indisputável que os governadores que tentam a reeleição entram desgastados no processo eleitoral.

Mais um sinal para corroborar o desejo de mudanças que aparece em quase todas as pesquisas.

Este Blog mantém a mais completa página de pesquisas eleitorais da internet brasileira, com levantamentos de todos os institutos desde o ano 2000. É possível consultar os cenários do 1º turno de 2014 para as disputas de presidente, governador e senador e do 2° turno de 2014 para presidente e governador.

 O Blog está no Twitter e no Facebook.