Blog do Fernando Rodrigues

Poder e política na semana – 9 a 14.abr.2012

Fernando Rodrigues

Eis 5 pontos para ficar de olho na semana: 1) Dilma Rousseff e Barack Obama nos EUA; 2) CPI do Carlinhos Cachoeira no Congresso; 3) julgamento no STF sobre aborto de fetos anencefálicos; 4) nova Lei Seca para punir motoristas que dirigem embriagados, mas que se recusam a fazer o teste do bafômetro; 5) como reagirão os consumidores ao crédito a juros menores do Banco do Brasil e da CEF, bem como a resposta dos bancos privados a essa estratégia do governo.

A CPI para investigar os negócios de Carlinhos Cachoeira, suspeito de comandar uma máfia de jogos ilegais,  parece já haver apoio grande na Câmara. No Senado, dúvidas. Aliás, os senadores finalmente devem eleger um presidente para seu Conselho de Ética. O Conselho decidir se abre investigação sobre as relações do senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO) com Cachoeira.

A presidente Dilma Rousseff começa a 2ª feira (9.abr.2011) nos EUA. Fica lá até 4ª feira (11.abr.2012). No sábado (14.abr.2012) estará na Colômbia, para a Cúpula das Américas, encontro que ocorre até domingo (15.abr.2012).

No Judiciário, na 4ª feira (11.abr.2012), o STF deve julgar ação sobre a legalidade do aborto de fetos anencefálicos. Na 5ª feira entram na pauta do tribunal ações sobre os Planos Collor 1 e 2.

No Congresso, a Câmara pode votar projeto que muda a lei seca na 4ª feira (11.abr.2012). Se aprovado, o novo texto fará com que testemunhos, exame clínico, imagens e vídeos sejam prova para confirmar a embriaguez de motoristas.

A seguir, o drive político da semana:

 

Segunda (9.abr. 2012)
Dilma nos EUA – visita oficial vai até 4ª feira (11.abr.2012). Neste 1º dia, a presidente será recebida em Washington por Barack Obama e participará do Fórum Brasil-EUA de Altos Empresários. Também encerrará a conferência ''Brasil-EUA: Parceria para o Século 21''.

Caso Demóstenes – Senado deve escolher novo presidente para o Conselho de Ética da Casa e dizer se aceita ou não abrir processo para investigá-lo por quebra de decoro. Cabe ao PMDB indicar o presidente. O PT sugere Wellington Dias (PT-PI) para o cargo. Vital do Rego (PMDB-PB) também é cotado.

Serra na eleição – ainda recuperando-se de uma cirurgia odontológica, tucano deve começar a se dedicar mais à pré-candidatura a prefeito de São Paulo.

Alckmin e Sérgio Cabral – em São Paulo, governadores paulista e fluminense assinam com Fiesp e Firjan convênio para criação de curso de especialização MBA em gestão Empreendedora Educação.

Cesta básica – Dieese publica estudo mensal sobre o custo dos alimentos.

Inflação – FGV divulga IGP-DI e IPC-S.

 

Terça (10.abr.2012)
Dilma em Harvard – ainda nos EUA, presidente dará palestra na mais prestigiada universidade norte-americana (Lula nunca aceitou convite para falar lá), em Cambridge (Estado de Massachusetts). Também visitará o Massachusetts Institute of Technology (MIT), que fica ao lado de Harvard. Deve ainda se encontrar com o governador de Massachusetts, Deval Patrick.

Anastasia e Márcio Lacerda – governador de Minas, do PSDB, e prefeito de BH, do PSB, participam de evento do Lide –grupo do empresário João Dória. O tema é “ações públicas pela cidadania”.

Prefeitos e irregularidades – políticos do Rio Grande do Sul vão protestar na Assembleia Legislativa do Estado contra aumento nas multas aplicadas para quem comete erros na gestão pública.

Escolha de candidatosúltimo dia para partidos publicarem no Diário Oficial da União suas regras para escolha de candidatos e formação de coligações. Isso vale para partidos que não tem regras definidas em seus estatutos.

Salário dos funcionários públicos – por causa da eleição, a partir desta data a remuneração só poderá ser corrigida para recompor perda do poder aquisitivo.

Tombini e os ruralistas – presidente do BC participa de jantar da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília.

PSC na TV – Partido Social Cristão terá 5 minutos em rede nacional divididos em vídeos de 30 segundos ou 1 minuto. Terá de novo na 5ª feira (12.abr.2012). O partido está chateado com a presidente Dilma porque a apoia sem ter nenhum ministro, enquanto o também religioso PRB ganhou o Ministério da Pesca.

UPPs e as Farc – o ministro do Interior e da Justiça da Colômbia, Germán Vargas Lleras, responsável pelo combate às Farc, fica no Rio até 12.abr.2012 para conhecer as UPPs.

Québec no Brasil – o primeiro-ministro da província francófona do Canadá, Jean Charest, visita o Brasil até 13.abr.2012. Trará consigo representantes de empresas como a Bombardier. Terá reuniões com empresários brasileiros, como Vale, EBX, Gerdau, Embraer, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Queiroz Galvão, OAS e Camargo Corrêa.

Agricultura – IBGE divulga levantamento sistemático sobre a produção do setor.

Indústria – IBGE publica estudo sobre a produção regional do setor. CNI divulga seus indicadores industriais.

Serviços – FGV divulga sondagem sobre o setor.

Inflação em SP – Dieese publica estudo mensal sobre o custo de vida na capital paulista.

 

Quarta (11.abr.2012)
STF e o aborto
– tribunal deve, finalmente, decidir sobre a legalidade do aborto de fetos anencéfalos.

Lei Seca na Câmara – plenário da Câmara pode votar projeto que muda a Lei 11.705/08 e autoriza o uso de testemunhos, exame clínico, imagens e vídeos como meios de prova para confirmar a embriaguez de motoristas.

Inflação – Fipe divulga IPC referente ao período de 8.mar a 7.abr.2012. FGV publica IGP-M Primeiro Decêndio.

Eleição na Coreia do Sul – país asiático faz eleição parlamentar.

 

Quinta (12.abr.2012)
STF e o plano Collor – tribunal julga ações (aqui e aqui) sobre a correção dos valores confiscados.

Prefeitos em Brasília – assinarão contratos do Minha Casa Minha Vida para seus municípios, com até 50 mil habitantes.

PSB na TV – partido do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, terá 10 minutos contínuos em rede nacional. Das 20h às 20h10 no rádio. Das 20h30 às 20h40 na TV.
Expectativa do Blog: sobre o discurso de Campos, um pré-candidato a presidente em 2014 ou 2018.

PSC na TV – Partido Social Cristão terá 5 minutos em rede nacional divididos em vídeos de 30 segundos ou 1 minuto.

Emprego e salário na indústria – IBGE divulga estudo sobre o assunto.

 

Sexta (13.abr.2012)
Eleição em Salvador – DEM e PSDB devem anunciar acordo para disputar a Prefeitura. Expectativa é que o deputado ACM Neto (DEM) seja candidato a prefeito e o deputado Antonio Imbassahy (PSDB) desista de concorrer.

Comércio – IBGE divulga pesquisa mensal com dados sobre o setor.

 

Sábado (14.abr.2012)
Dilma na Colômbia – presidente vai participar da Cúpula das Américas até o domingo (15.abr.2012).

PSB na TV – partido terá 5 minutos em rede nacional divididos em vídeos de 30 segundos ou 1 minuto.

 

O blog no Twitter.