Blog do Fernando Rodrigues

Advogado propõe liberação total do aborto

Fernando Rodrigues

Luís Roberto Barroso, vencedor na causa dos fetos anencéfalos, agora pede aborto livre até 12ª semana de gravidez

O advogado Luís Roberto Barroso teve a seu favor a decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na semana passada. O tribunal considerou legal o aborto de fetos anencéfalos (sem parte do cérebro e sem chances de sobreviver após o parto). Mas Barroso quer mais: para ele o Brasil precisa descriminalizar aborto de qualquer tipo até a 12ª semana de gestação.

Sem essa liberação, afirma o advogado em texto divulgado nesta 2ª feira (16.abr.2012), o Brasil deve permanecer “atrasado” em relação a “todos os países democráticos e desenvolvidos do mundo”. Esses países, segundo ele, “descriminalizaram não apenas a interrupção da gravidez em casos de anencefalia, mas em qualquer caso até a 12ª semana de gestação”.

Para o advogado, que representou a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde no julgamento dos anencéfalos, a decisão do STF é “um marco zero de uma nova era para a condição feminina no Brasil”. Ele diz ainda que “o aborto é sempre um momento traumático na vida de uma mulher, embora possa ser necessário ou inevitável”.

 

O blog no Twitter.