Blog do Fernando Rodrigues

Poder e política na semana – 18 a 24.mar.2013

Fernando Rodrigues

Fatos relevantes da semana: 1)  STF deverá decidir sobre a redistribuição dos royalties do petróleo (Rio e Espírito Santo foram à corte para tentar derrubar as novas regras aprovadas pelo Congresso); 2) a presidente Dilma estará no Vaticano na 3ª feira (19.mar.2013) para presenciar a posse oficial do papa Francisco, opositor do governo de Cristina Kirchner na Argentina; 3) na 4ª feira (20.mar.2013), prefeitos de capitais discutirão o pacto federativo em Brasília; 4) está na pauta do STF de 5ª feira (21.mar.2013) um processo em que o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) é acusado de usar documentos falsos; 5) na 6ª feira (22.mar.2013), o PDT fará convenção para eleger dirigentes.

A semana começa ainda com repercussões da ascensão do argentino Jorge Mario Bergoglio, primeiro papa latino-americano. Na 2ª feira (18.mar.2013), a presidente Dilma Rousseff já estará na Itália e deverá ter uma reunião particular com ele. Na 3ª feira (19.mar.2013), ela assistirá à primeira missa do papado de Bergoglio, que escolheu o nome de Francisco.

Em Brasília, a semana começará com expectativas a respeito da decisão que o STF deverá tomar sobre a partilha dos royalties do petróleo. Rio de Janeiro e Espírito Santo entraram com Ações Diretas de Inconstitucionalidade no Supremo para tentar derrubar as novas regras de  distribuição dos recursos.

Na 3ª feira (19.mar.2013), o ex-presidente Lula estará em Lagos, capital da Nigéria, para um evento da revista “The Economist”. Ele terá também terá encontro com escritores e com o técnico da seleção nigeriana de futebol.

Ainda na 3ª feira, no Congresso, sindicatos de trabalhadores portuários e o governo vão se reunir para negociar o texto da medida provisória elaborada para modificar o sistema de operação do setor e conceder portos à iniciativa privada.

Na 4ª feira (20.mar.2013), prefeitos de capitais estarão no Congresso para discutir a redefinição do pacto federativo com os presidentes da Câmara e do Senado, Henrique Alves e Renan Calheiros. Na última semana, foi vez dos governadores terem essa conversa em Brasília.

A pauta de votações da Câmara poderá incluir, nesta semana, um projeto de autoria de seu presidente, Henrique Alves (PMDB-RN). O texto estabelece o seguinte rito para a análise dos vetos presidenciais pelo Congresso: após receber o veto, o Congresso terá 5 dias para instalar uma comissão especial para analisá-lo. Se não tomar uma decisão em 30 dias, a pauta ficará trancada.

Na 5ª feira (21.mar.2013), o líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), estará na berlinda. Entrou na pauta de julgamentos do STF um caso em que ele é acusado pelo Ministério Público Federal de ter usado documentos falsos para se livrar de um processo no Tribunal de Contas do Rio de Janeiro.

Na 6ª feira (22.mar.2013), o PDT fará convenção em Brasília para eleger sua direção. Carlos Lupi é favorito para se reeleger presidente da legenda. E petistas da corrente Mensagem ao Partido, uma tendência interna da legenda, deverão apresentar o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) como candidato a presidente do PT (a eleição será no fim do ano e a ala majoritária espera reeleger Rui Falcão para o cargo).

No domingo (24.mar.2013), o PSDB deverá eleger suas direções municipais.

A seguir, o drive político da semana:

 

Segunda (18.mar.2013)
Dilma no Vaticano – presidente estará no pequeno Estado controlado pela Igreja Católica, encravado dentro da cidade de Roma, para assistir à posse oficial do papa Francisco na 3ª feira. Antes de decidir ir à posse do papa, ela tinha viagem marcada para Salvador, onde inauguraria o estádio da Fonte Nova.

Dilma e o papa – antes da cerimônia de posse, a presidente deverá ter uma reunião privada com o papa Francisco. O ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) deverá acompanhá-la.

STF e os royalties – o atrito entre Rio de Janeiro e Espírito Santo com o resto do país não terminou. Os Estados entraram com Ações Diretas de Inconstitucionalidade no Supremo para tentar derrubar a nova distribuição dos recursos do petróleo. São Paulo também deve contestar as novas regras. Espera-se que o STF tome alguma decisão nos próximos dias.

Dinheiro de campanha – o TSE deve colocar no ar um novo sistema de consulta às prestações de conta eleitoral. Não serão publicados dados novos, mas os internautas terão as informações já organizadas à disposição para saberem, por exemplo, quem doou para quem. Atualmente, é preciso fazer download de arquivos brutos, em formato pouco compreensível do público geral, e manipular as informações até poder organizá-las.

Escândalos eternos – a Corte Especial do STJ aceitou na última 6ª feira (15.mar.2013) denúncia do Ministério Público Federal contra 12 dos 17 acusados de envolvimento no desvio de dinheiro do PAC investigado pela Operação Navalha, de 2007. Entre os réus estão o atual prefeito de Aracaju e ex-governador de Sergipe, João Alves Filho (DEM), e o empresário Zuleido Veras, dono da construtora Gautama.

Brasil e EUA – será em Brasília a reunião do Fórum dos Altos Executivos dos dois países. Dilma deveria participar, mas foi à Itália ver a posse do papa Francisco.

Columbia University no Brasil – a prestigiada universidade cuja sede é em Nova York lança um de seus Global Centers, no Rio. O lançamento começa nesta 2ª feira (18.mar.2013) e terá vários eventos até 4ª feira (20.mar.2013).

Terça (19.mar.2013)
Dilma na missa – presidente assistirá, no Vaticano, à primeira missa do pontificado do papa Francisco, primeiro latino-americano a chefiar a Igreja Católica.

Lula na África – ex-presidente estará em Lagos, capital da Nigéria, para um evento da revista “The Economist”. Ele também fará uma palestra para empresários, terá encontro com escritores e com o técnico da seleção nigeriana de futebol.

MP dos Portos – sindicatos de trabalhadores portuários e o governo vão se reunir para negociar o texto da Medida Provisória, às 11h, na sala da Liderança do Governo no Senado.

Greve suspensa – a Força Sindical avisou que, “diante da possibilidade de acordo”, a greve dos portos está suspensa.

Conferência do Ipea – O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, órgão do governo federal, fará a Conferência do Desenvolvimento, em Brasília, até 5ª feira (21.mar.2013).

Empresários e a Copa – o Lide, grupo empresarial de João Dória, fará um evento para interessados em aproveitar oportunidades de negócio proporcionadas pela Copa e pelas Olimpíadas. Na Vila Olímpia, em São Paulo.

Reuso da água – Fiesp fará um seminário internacional sobre o assunto em sua sede, em São Paulo, a partir das 9h30.

Ócio criativo – a “Folha de S.Paulo” sabatinará o sociólogo italiano Domenico de Masi, autor de ''O Ócio Criativo''. Começará às 11h, no Teatro Folha, em São Paulo. Assinantes do jornal podem se inscrever pelo e-mail eventofolha@grupofolha.com.br ou pelo telefone (11) 3224-3473, das 14h às 19h.

Inflação Fipe divulgará IPC referente ao período de 15.fev a 15.mar.2013.

 

Quarta (20.mar.2013)
Prefeitos em Brasília – prefeitos de capitais deverão se reunir com os presidentes da Câmara e do Senado, Henrique Alves e Renan Calheiros. O tema do encontro é o pacto federativo. Na última semana, governadores também estiveram no Congresso para tratar do assunto.

Vetos presidenciais – o presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), quer colocar em votação um projeto de sua autoria que propõe o seguinte rito para a análise dos vetos: após receber o veto, o Congresso Nacional terá 5 dias para instalar uma comissão especial para analisá-lo. Se não tomar uma decisão em 30 dias, a pauta da Casa ficará trancada.

Deputados e o trânsito – o presidente da Casa quer fazer uma sessão para debater o tema. Deverá acontecer das 10h às 18h com a participação de representantes da sociedade relacionados ao assunto.

Reajustes salariais – o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) divulgará balanço sobre as negociações dos reajustes.

 

Quinta (21.mar.2013)
Eduardo Cunha no STF – líder do PMDB na Câmara dos Deputados deverá ser julgado pelo Supremo por conta da acusação feita pelo Ministério Público Federal de que ele apresentou documentos falsos para se livrar de processo no Tribunal de Contas do Rio de Janeiro.

Tombini em São Paulo – presidente do Banco Central irá, à noite, à comemoração dos 30 anos da Associação Brasileira de Bancos, no Hotel Renaissance, em São Paulo. Antes, em Brasília, participará da reunião do Comitê de Estabilidade Financeira do Banco Central.

PCB na TV Partido Comunista Brasileiro, que é nanico e não tem representantes no Congresso Nacional, terá 5 minutos em rede nacional. Das 20h às 20h05, no rádio. Das 20h30 às 20h35, na TV.

 

Sexta (22.mar.2013)
Eleição no PDT – partido fará convenção em Brasília para eleger sua direção. Carlos Lupi é favorito para se reeleger presidente da legenda. O deputado Brizola Neto, recém demitido do cargo de ministro do Trabalho, pretende confrontar Lupi, mas ainda não oficializou a candidatura.

Facções do PT – a Mensagem ao Partido, corrente interna do PT, fará reunião em Brasília para lançar o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) como candidato a presidente da sigla. Seu adversário será Rui Falcão, candidato à reeleição e apoiado pelas correntes majoritárias.

Eduardo Campos e Jarbas Vasconcelos – o governador de Pernambuco, do PSB, e o senador pernambucano, pelo PMDB, fazem oficialmentes as pazes após 20 anos de rompimento. Será num num almoço na casa de praia de Jarbas, no Janga (bairro do município de Paulista, perto do Recife). Vão comer um tradicional cozido preparado pelo próprio senador e símbolo de décadas de articulações. “Esse daí costuma ir aos cozidos de Jarbas”, diziam os adversários socialistas sobre quem frequentava tais eventos.

BC e a França – o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, irá a almoço da Câmara de Comércio França-Brasil, no hotel Mercure Grand.

Varejo – o Lide, de João Dória, reunirá empresários, líderes políticos e especialistas para debater o varejo brasileiro. No hotel Sofitel Guarujá Jequitimar, no Guarujá, em São Paulo.

Inflação – IBGE divulgará o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial.

Beatles, 50 anos – grupo lançou o disco ''Please, Please Me'' em 1963.

 

Domingo (24.mar.2013)
Eleições no PSDB – tucanos elegerão suas direções municipais. A eleição nacional do partido será em 25.mai.2013.

 

O blog está no Twitter e no Facebook.