Blog do Fernando Rodrigues

Famosos no SwissLeaks negam vínculo com HSBC ou dizem ter declarado conta

Fernando Rodrigues

As celebridades citadas nas planilhas do HSBC e localizadas pelo UOL e pelo jornal “O Globo” negaram ter conta no banco suíço ou afirmaram que suas operações financeiras foram realizadas dentro da lei.

Paloma Amado afirma que seu pai, Jorge Amado, morou na França e abriu uma conta em Nova York para receber o direito autoral arrecadado fora do Brasil.

“Quando [ele] foi aos Estados Unidos para o lançamento do livro ‘Tocaia Grande’, levou nossa mãe [Zélia] até ao banco e transformou a conta em conjunta, pois tinha medo de que, com sua morte, o dinheiro ficasse bloqueado”, escreveu Paloma num e-mail, compartilhado com o irmão, João Jorge. Segundo ela, os dois também estiveram com os pais na agência do HSBC nos EUA quando a conta de Jorge Amado passou a ser compartilhada pelos quatro da família.

Paloma prossegue: “Quando ele ficou doente, ligaram do banco avisando que, pela legislação americana, em caso de morte do titular da conta, ela ficaria bloqueada até o encerramento da sucessão, quando o tesouro americano cobraria um imposto de transmissão altíssimo”. Num outro trecho da mensagem, escrito por João Jorge, vem a conclusão: “Para evitar isso [a cobrança de um imposto de transmissão altíssimo], nosso pai deveria transferir sua conta para um país que tinha normas mais favoráveis à família. No caso da Suíça, papai seria titular, mamãe, Paloma e eu, beneficiários em caso de falecimento, o que de fato aconteceu em meados de 2001”.

No e-mail enviado ao jornal “O Globo”, Paloma afirmou ainda que a conta foi encerrada logo após a morte de Jorge, em 2003, e que as declarações de Imposto de Renda feitas por ele na época “foram guardadas pelo prazo legal de 5 anos e depois destruídas”.

Jô Soares disse ter ficado espantado com sua presença nas planilhas do HSBC suíço, mas confirmou que os dados como nome completo e data de nascimento, listados no documento, coincidem com os seus. Jô afirmou que era correntista do HSBC de Nova York e disse que todas as transações foram devidamente declaradas às autoridades fiscais.

O apresentador também afirmou que nunca foi informado sobre qualquer operação do banco com a filial suíça e que desconhece as duas entidades relacionadas a ele nos arquivos do HSBC: a Lequatre Foundation e a Orindale Trading.

Por meio de suas assessorias de imprensa, Ricardo Waddington e Hector Babenco disseram que nunca tiveram conta no HSBC. Maitê Proença afirmou, por e-mail, que está em meio a uma série de gravações e que não tem conta no banco suíço.

Roberto Medina afirmou, também pela assessoria, que é correntista do HSBC no Brasil, mas nunca teve conta em Genebra.

Francisco Cuoco e Marília Pêra foram procurados por meio do escritório Montenegro e Raman, que os representa, mas a assessora responsável por ambos não respondeu aos pedidos de esclarecimentos até a conclusão deste texto.

Claudia Raia foi procurada por e-mail e telefone por intermédio de sua assessoria de imprensa, mas também não respondeu. A reportagem tentou localizar Edson Celulari via departamento de comunicação da TV Globo, mas não obteve sucesso.

Ao longo da semana, o “Globo” enviou diversos e-mails a Andrucha Waddington, solicitando sua posição sobre o assunto. Ele também não se posicionou.

Na 4ª feira (18.mar.2015) e na 5ª feira (19.mar.2015), o UOL entrou em contato por e-mail e telefone com a Jobim Music, o Instituto Tom Jobim e a secretária de Ana Lontra Jobim. Também deixou recado na residência da viúva de Tom Jobim, que não respondeu os questionamentos.

CLAUDIA RAIA SOLTA NOTA OFICIAL
A atriz Claudia Raia publicou uma “nota de esclarecimento” em 23.mar.2015, às 19h, na sua conta no Instagram. Ela declara que a conta que manteve na Suíça era uma “reserva pessoal” e com os “devidos impostos recolhidos”. Não fica claro se a conta no HSBC de Genebra foi declarada à Receita Federal nem se o valor foi informado ao Banco Central, como determina a lei.

Eis a íntegra da nota da atriz Claudia Raia:

''Em relação a matéria “Lista de correntistas do HSBC…” publicada hoje, venho informar que a conta citada – encerrada em 2006- continha um dinheiro que era uma reserva pessoal, fruto de muito trabalho, com seus devidos impostos recolhidos.
Sobre a associação leviana e irresponsável que a matéria tenta fazer entre a existência dessa conta e a captação de recursos para meus espetáculos musicais através da Lei Rouanet, gostaria de afirmar que sempre realizei corretamente a rígida e transparente prestação de contas exigida pela Lei- nunca houve nenhum tipo de dúvida sobre isso. Essas contas inclusive estão disponíveis no órgão competente para qualquer tipo de consulta.
Sou uma empresária e produtora cultural que luta há 30 anos para levar espetáculos de qualidade à população brasileira, gerando empregos e capacitando profissionais no país. Não há o menor cabimento associar um antigo investimento pessoal meu a valores de captação para produções culturais realizadas por mim.
Entendo a importância da investigação dos casos de corrupção que vêm assombrando nosso país e assim como todos os brasileiros torço para que os culpados sejam punidos.''

Participam da apuração da série de reportagens SwissLeaks os jornalistas Fernando Rodrigues e Bruno Lupion, do UOL, e Chico Otavio, Cristina Tardáguila e Ruben Berta, do jornal “O Globo”.

Celebridades estão relacionadas a contas no HSBC na Suíça

Dono de 3 contas declaradas no HSBC, Paulo Coelho defende divulgação

Leia tudo sobre o caso SwissLeaks-HSBC no Brasil

O blog está no FacebookTwitter e Google+.