Poder e política na semana – 21 a 26.mai.2012
Fernando Rodrigues
Fatos relevantes da semana: 1) a presidente Dilma Rousseff tem até 6ª feira (25.mai.2012) para sancionar ou dar um veto (completo ou parcial) ao Código Florestal; 2) sindicatos continuam a organizar protestos neste mês de maio: metroviários de várias capitais estarão em greve ou fazendo operação tartaruga; 3) Carlinhos Cachoeira foi convocado para depor na CPI nesta 3ª feira (22.mai.2012), mas o STF pode adiar mais uma vez o depoimento (decisão sairá na 2ª feira); 4) no sábado, pré-candidatos a prefeito estarão autorizados a começar campanha dentro dos partidos.
A presidente Dilma Rousseff começará a 2ª feira (21.mai.2012) em Santa Catarina. Estará em Laguna para assinar documento que inaugura uma obra. No mesmo dia, ela deverá ter novidades sobre as mudanças na cúpula do Banco do Brasil. Na 4ª feira (23.mai.2012), o Tribunal de Contas da União apresentará balanço das contas do governo Dilma.
Na 3ª feira (22.mai.2012), o Conselho de Ética do Senado receberá o advogado Rui Cruvinel, 1ª testemunha de defesa do senador Demóstenes Torres, que saiu do DEM, está sem partido e pode perder o mandato por conta de suas relações com Carlinhos Cachoeira.
No STF, também a 3ª feira, os ministros terão reunião administrativa. Poderão continuar discussão sobre preparativos para o julgamento do mensalão e falar sobre o modo como cumprirão a Lei de Acesso a Informação. Já o TSE poderá, finalmente, tomar uma decisão sobre o pedido do prefeito de São Paulo para que seu partido, o PSD, receba mais dinheiro do fundo partidário.
Ainda na 3ª, a Câmara decidirá se obras do PAC podem entrar no RDC, o Regime Diferenciado de Contratações que já flexibilizou as licitações para obras da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016.
Na 4ª feira, os metroviários de São Paulo poderão começar uma greve, caso as negociações por aumento salarial não prosperem no início da semana. E a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) estará na Câmara para falar sobre o ''episódio das lanchas''.
Na 5ª feira (24.mai.2012), os funcionários da Sabesp, companhia de água de São Paulo, planejam começar greve. E o PPL (Partido Pátria Livre), o mais jovem do país, exibirá pela 1ª vez um programa partidário em rede nacional –pago com o meu, o seu, o nosso dinheiro.
Na 6ª feira (25.mai.2012), Ciro Gomes (PSB) foi convidado para ir a um evento da representação brasileira no Parlasul que acontecerá no Congresso Nacional, em Brasília.
A seguir, o drive político da semana:
Segunda (21.mai. 2012)
Dilma em Santa Catarina – presidente vai à cidade de Laguna para assinar documento sobre construção da ponte de Lagoa Imaruí.
Dilma e o Banco do Brasil – banco fará uma reunião e o ex-senador Cesar Borges (PR-BA) poderá assumir uma diretoria na instituição. O governo também quer mudar a Presidência da Previ, fundo de pensão dos funcionários do banco.
Lula em São Paulo – ex-presidente receberá na Câmara Municipal, às 19h, título de cidadão paulistano. O pré-candidato a prefeito, Fernando Haddad, estará presente.
Cachoeira na CPI – como na 2ª feira passada (14.mai.2012), o ministro Celso de Mello, do STF, começa a semana tendo que decidir se o depoimento de Carlinhos Cachoeira, marcado para 3ª feira (22.mai.2012), será adiado. Da última vez, a defesa alegou falta de acesso a documentos. Desta vez, dizem que não terminaram ler o material.
Comentário do Blog: desta vez será uma desmoralização ainda maior para a CPI se o adiamento for concedido.
Mantega em São Paulo – ministro da Fazenda terá ''reuniões internas'' no Banco do Brasil.
Sindicatos x Delta – a empreiteira investigada no caso Carlinhos Cachoeira tem 35 mil funcionários diretos, 100 mil indiretos e pode demitir muita gente, afirma a Força Sindical. A Central tenta reunião com o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) para evitar as demissões. “O trabalhador nem foi tomar banho nessa Cachoeira, não pode pagar a conta”, diz o presidente interino da Força, Miguel Torres.
Greve do transporte – funcionários do transporte fazem greve ou operação tartaruga São Luís e Natal (transporte rodoviário) e em Porto Alegre, João Pessoa, Recife, Maceió e Belo Horizonte (transporte sobre trilhos). Querem reajuste salarial.
Russomanno sabatinado – às 14h30min o portal Terra e o SBT sabatinam o pré-candidato do PRB à Prefeitura de São Paulo. A vez de José Serra (PSDB) seria em 23.mai.2012, mas foi adiada.
Tombini e empresários – presidente do BC irá a um “almoço-debate” do Lide, grupo empresarial de João Dória, fundador do “Cansei”, extinto movimento de oposição a Lula.
Mensalão do DEM – nesta semana o ex-governador de Brasília José Roberto Arruda (ex-DEM) deverá encontrar os promotores Leonardo Bandarra e Deborah Guerner em audiência Judicial. O político acusa a dupla de extorsão.
Eduardo Campos e futebol – governador de Pernambuco, do PSB, entregará o troféu de campeão pernambucano ao Santa Cruz.
Protesto em Rondônia – trabalhadores do setor de telecomunicações farão protesto contra exploração de funcionários terceirizados em frente à Telemont. Também reclamarão da Oi, concessionária de telefonia no Estado.
Reunião do CNJ – sessão do Conselho Nacional de Justiça foi antecipada para 2ª feira. Um dos temas da pauta será proposta de resolução sobre pagamento de passivos trabalhistas a magistrados e servidores.
CNJ fora do ar – site do Conselho Nacional de Justiça ficará fora do ar das 20h às 20h30 para que seja substituído pela nova versão.
Inflação – FGV divulga IGP-M Segundo Decêndio e Prévia da Sondagem da Indústria.
Terça (22.mai.2012)
Cachoeira na CPI – comissão tomará depoimento do empresário acusado de chefiar máfia de jogos se o STF não conceder novo adiamento. Ele iria na 3ª feira passada (15.mai.2012), mas o Supremo permitiu adiar porque a defesa não tinha acesso aos documentos com possíveis provas contra Cachoeira na CPI. Agora, alegam que não tiveram tempo de ler o material.
Defesa de Demóstenes – Conselho de Ética do Senado deverá ouvir o advogado Rui Cruvinel, testemunha de defesa do senador goiano que corre risco de perder o mandato.
STF e Lei de Acesso – tribunal debaterá a publicação de salários dos funcionários públicos do Judiciário (algo que o Senado e a Câmara se recusam a fazer) e o modo como o Poder poderá cumprir a nova lei: haverá uma regra geral para todos os tribunais ou cada um terá a sua?
STF e mensalão – ministros do tribunal também deverão continuar debate sobre a organização do julgamento.
TSE e Kassab – há expectativas de que o tribunal tome decisão sobre o pedido do prefeito de São Paulo para que seu partido, o PSD, receba mais dinheiro do fundo partidário. Se a verba não aumentar, o PSD pode se fundir ao PSB, de Eduardo Campos.
Licitações flexibilizadas – Câmara pode votar a MP 556/11, que foi alterada pelo relator, Jerônimo Goergen (PP-RS), para incluir obras do PAC e do sistema de ensino no Regime Diferenciado de Contratações (RDC), que já valem para as obras da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016.
Trabalho escravo – a PEC 438/01, que permite a expropriação das terras onde for reconhecido o crime, aguarda votação em 2º turno na Câmara.
Greve no metrô do Rio – trabalhadores querem reajuste salarial e farão reunião para saber como conduzir a reivindicação.
PT na TV – partido terá 5 minutos em rede nacional divididos em vídeos de 30 segundos (usados para divulgar o candidato a prefeito de São Paulo, Fernando Haddad). Este é o último dia da bateria que começou na semana passada (os vídeos também foram exibidos em 15, 17 e 19.mai.2012).
Mantega no Senado – ministro da Fazenda irá à Comissão de Assuntos Econômicos para falar sobre as mudanças na poupança. Mas senadores podem questioná-lo sobre modificações no cálculo da dívida dos Estados com a União. O ministro quer usar a Selic; os Estados, o IPCA.
Greve na Bahia – greve dos professores estaduais por reajuste salarial dura mais de um mês. Às 15h, haverá uma assembleia da categoria no auditório da Terceira Visão.
Ditadura militar – Comissão de Anistia do Ministério da Justiça analisará pedido do Cabo Anselmo, famoso ex-agente duplo, para obter anistia.
CUT e igualdade racial – central sindical organiza seminário sobre o tema em João Pessoa. Das 8h às 17h30, no auditório do Sinttel.
Empréstimo para São Paulo – Comissão de Assuntos Econômicos do Senado decidirá se o Estado pode receber mais de US$ 1,14 bilhão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Se aprovada, a questão irá para o plenário. O dinheiro deverá ser usado nas obras do Rodoanel.
Flamengo e o Porcão – farão reunião que decidirá se o time aceitará proposta de patrocínio da churrascaria.
Tombini e FMI – presidente do BC participará, às 11h, de reunião de encerramento da missão do FMI, na sede do Banco Central em Brasília.
Manual do Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada lança em Brasília, às 9h, seu “Manual Editorial”. O livro mostra como deve ser o padrão textual dos trabalhos do instituto.
Indústria – CNI divulga sondagem sobre o setor.
Inflação – IBGE divulga Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15.
Quarta (23.mai.2012)
Contas de Dilma – Tribunal de Contas da União apresentará balanço do governo de Dilma Rousseff e fará recomendações.
Greve no metrô de São Paulo – funcionários querem reajuste salarial e marcaram para esta data início da paralisação.
Ideli e as lanchas – ministra de Relações Institucionais irá à Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara para falar sobre compras do Ministério da Pesca, que ela chefiou de jan a jun.2011.
Sindicatos das Américas – será em Montevidéu a oficina organizada pela Confederação Sindical das Américas para debater comunicação dos sindicatos. A CUT participará.
Política econômica – reunião da Comissão da Moeda e do Crédito (Comoc).
PSB nas eleições – Eduardo Campos, presidente do partido, comandará seminário com os candidatos a prefeito da sigla em Pernambuco. Será em Gravatá, no Agreste pernambucano.
Tombini e o risco Brasil – presidente do BC participará, às 9h30, de reunião com a missão da agência de classificação de riscos Fitch Ratings. Às 15h, terá reunião com a Agência Brasileira de Cooperação.
Inflação – FGV divulga IPC-S.
Eleição no Egito – país faz 1º turno da eleição presidencial. O país foi governado por 30 anos pelo ditador Hosni Mubarak, que renunciou ao poder em 11.fev.2011.
Quinta (24.mai.2012)
Dadá e Jairo na CPI – depoimentos de Idalberto Matias de Araújo e de Jairo Martins estão previstos no cronograma da comissão. Pesa contra eles, entre outras, a acusação de praticarem espionagem para o grupo de Cachoeira.
Sabesp em Greve – Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo aprovou paralisação a partir de 0h. A reivindicação é reajuste salarial.
Congressos da CUT – central sindical ligada ao PT faz encontros regionais no Pará, na Paraíba e no Paraná para definir as direções locais e delegados para o Congresso Nacional da entidade, que acontecerá de 9 a 13.jul.2012.
DEM na TV – partido terá 2,5 minutos de propaganda em rede nacional divididos em vídeos de 30 segundos ou 1 minuto. Teria 5 minutos, mas teve metade do tempo cassado.
PPL na TV – o partido mais jovem do Brasil, nanico, terá 5 minutos contínuos em rede nacional pagos com dinheiro público. Das 20h às 20h05 no rádio. Das 20h30 às 20h35 na TV. O PPL é uma dissidência do PMDB. Parte de seus integrantes tem relação com o antigo MR8.
Política econômica – reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN).
Emprego – IBGE divulga pesquisa mensal com dados sobre o assunto.
Construção – CNI divulga Sondagem Indústria da Construção.
Inflação – FGV divulga IPC-S Capitais.
Sexta (25.mai.2012)
Dilma e o Código Florestal – termina o prazo da presidente para sancionar ou vetar o projeto aprovado pela Câmara.
Congressos da CUT – central sindical ligada ao PT faz encontros regionais no Amazonas, Roraima, Rio Grande do Sul, Sergipe, Tocantins para definir as direções locais e delegados para o Congresso Nacional da entidade, que acontecerá de 9 a 13.jul.2012.
Ciro Gomes no Congresso – político do PSB, ex-candidato a presidente, foi convidado para seminário da representação brasileira no Parlamento do Mercosul sobre “Crise, Estado e Desenvolvimento: desafios e perspectivas para a América Latina”.
Consumo – FGV divulga dados da Sondagem do Consumidor.
Inflação – Fipe divulga IPC referente ao período de 23.abr a 23.mai.2012.
Sábado (26.mai.2012)
Propaganda eleitoral – a partir deste dia os pré-candidatos poderão divulgar sua intenção de participar das eleições, mas só dentro de seus partidos. Se fizerem fora, cometerão crime eleitoral. As convenções partidárias que oficializarão os concorrentes acontecerão a partir de 10.jun.2012.
Blogueiros progressistas – até domingo (27.mai.2012), em Salvador, ocorre o 3º encontro nacional dos blogueiros autoproclamados “progressistas”.
DEM na TV – partido terá 5 minutos de propaganda em rede nacional divididos em vídeos de 30 segundos ou 1 minuto.
Eleição em Lesoto – país africano, situado dentro da África do Sul, faz eleições parlamentares.