Poder e política na semana – 13 a 18.ago.2012
Fernando Rodrigues
A presidente Dilma Rousseff começará a 2ª feira (13.ago.2012) reunindo-se com ministros. Receberá Miriam Belchior (Planejamento), Paulo Passos (Transportes) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil). Paralelamente, ela ainda tentará resolver o problema das greves de funcionários públicos federais.
O governo não tem um número oficial de grevistas. Mas sindicatos falam em mais de 300 mil de diversas categorias, da Polícia Federal a professores universitários. A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal fez uma tabela com as adesões à paralisação.
Na 3ª feira (14.ago.2012), Dilma terá reunião com empresários. A conversa deverá girar em torno de investimentos do governo. Nesta semana, Dilma anunciará projetos de concessão à iniciativa privada de rodovias e ferrovias. Nas semanas seguintes, poderá haver anúncios de concessão de portos e aeroportos.
Ainda no contexto dos investimentos, o ministro Guido Mantega (Fazenda) deverá receber governadores em Brasília na 4ª feira (15.ago.2012) e dar aval para a contratação de financiamentos para obras nos Estados.
E o julgamento do mensalão continuará no Supremo Tribunal Federal (STF). Advogados dos réus falarão até 4ª feira, quando o ministro Joaquim Barbosa poderá começar a leitura de seu voto. Ele terá a próxima 3ª feira (21.ago.2012) para terminar. Em seguida, votará o ministro revisor, Ricardo Lewandowski.
Para saber mais sobre os envolvidos e a forma como o STF conduz o julgamento do mensalão, acesse a página do UOL sobre o assunto. E também a página da “Folha” com detalhes do caso.
A CPI do Cachoeira fará sessão administrativa na 3ª feira. Entre outros requerimentos, deverá analisar os de convocação dos governadores Siqueira Campos (PSDB-TO), André Puccinelli (PMDB-MS) e Silval Barbosa (PMDB-MT). Marconi Perillo (PSDB-GO) poderá ser convocado novamente.
Na 4ª feira, a CPI deverá ouvir depoimentos de Edivaldo Cardoso de Paula, ex-presidente do Detran de Goiás; da empresária Rosely Pantoja; do ex-segurança do ex-senador Demóstenes Torres, Hillner Braga Ananias; e do ex-corregedor da Polícia Civil de Goiás, Aredes Correia Pires.
E no sábado (18.ago.2012) faltarão 50 dias para o 1º turno das eleições municipais, que acontecerá em 7.out.2012.
A seguir, o drive político da semana:
Segunda (13.ago.2012)
Dilma e os ministros – presidente terá reuniões com Miriam Belchior (Planejamento), Paulo Passos (Transportes) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil).
Dilma e a infraestrutura – presidente deverá começar nesta semana anúncios de projetos de concessão de rodovias e ferrovias. Mais adiante, retomará a concessão de portos e aeroportos.
Dilma e a greve – presidente começará a semana ainda com o enorme problema das greves de funcionários públicos federais. O governo não tem um número oficial de grevistas. Mas sindicatos falam em mais de 300 mil de diversas categorias, da Polícia Federal a professores universitários. A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal fez uma tabela com as adesões à paralisação.
Mensalão no STF – continuarão falando os advogados dos réus, com 1h cada. Nesta 2ª feira é vez dos defensores dos ex-deputados federais Bispo Rodrigues (PL) e Roberto Jefferson (presidente do PTB); Emerson Palmieri (ex-secretário do PTB); e dos ex-deputados federais Romeu Queiroz (então PTB, hoje PSB) e José Borba (então PMDB, hoje PP).
Quem é quem no mensalão – para saber mais sobre o caso, acesse página do UOL com perfil dos réus do mensalão. E também a página da “Folha” sobre o caso.
Sarney e os minitros – presidente do Senado receberá Garibaldi Alves (Previdência) às 16h. Depois, às 17h, terá reunião com o desembargador Alexandre de Souza Agra Belmonte, que assumirá vaga no Tribunal Superior do Trabalho. Às 17h30, falará com a desembargadora Assusete Magalhães, que assumirá vaga no Superior Tribunal de Justiça.
Comissão da Verdade no Rio – grupo encontrará advogados, historiadores, ex-presos políticos e familiares de vítimas da ditadura militar. As reuniões acontecerão até 3ª feira (14.ago.2012) na sede da OAB.
Eduardo Paes e as Olimpíadas – prefeito do Rio, candidato à reeleição pelo PMDB, anunciará a criação de uma “Guarda de Honra da Bandeira Olímpica”. O artefato chegará à cidade na 3ª feira (14.ago.2012) e precisará de proteção até 2016.
Russomanno e os despachantes – candidato a prefeito de São Paulo pelo PRB passará a manhã na Zona Norte. Às 9h iniciará caminhada por Santana a partir do Colégio Marilac, na Voluntários da Pátria. Às 11h, visitará o Sindicato dos Despachantes, na Armênia.
Chalita na rádio – já candidato a prefeito da capital paulista pelo PMDB será entrevistado ao vivo pela rádio Jovem Pan às 7h40.
Lacerda e o futebol – candidato do PSB a prefeito de Belo Horizonte receberá de clubes de futebol. Às 12h, no Comitê Raja (av. Raja Gabaglia, 339, Cidade Jardim).
PSDB no Rio – Otávio Leite, candidato do partido a prefeito da capital fluminense, irá à Federação dos Hospitais do RJ às 8h30. Às 10h, participará de ato ''em defesa do Hospital Municipal da Piedade''. Às 17h, irá à Associação Brasileira de Imprensa (ABI). Às 18h, à Firjan. E às 19h30, terá encontro com artistas na casa da atriz Rosamaria Murtinho.
CUT e reforma agrária – central sindical e entidades ligadas a trabalhadores rurais lançarão o fórum “São Paulo pela Reforma Agrária”. Às 14h no Auditório do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de São Paulo (Apeoesp).
Comércio – comerciários de São Paulo lançarão campanha salarial 2012/2013.
Terça (14.ago.2012)
Dilma e empresários – presidente poderá ter uma reunião com um grupo seleto de empreendedores. O encontro deveria já ter ocorrido na última 3ª feira (7.ago.2012). À tarde e à noite, terá reuniões com equipe de coordenação de campanha.
Mensalão no STF – Corte deverá ouvir os advogados do ex-deputado federal Paulo Rocha (PT) e de sua chefe de gabinete Anita Leocádia; dos ex-deputados federais Professor Luizinho (PT) e João Magno (PT) e do ex-ministro Anderson Adauto (então no PL).
CPI do Cachoeira – em reunião administrativa, grupo pode indicar sub-relatores. Começará às 10h15.
CPI e governadores – na mesma reunião, deverão ser votados requerimentos para convocar os governadores Siqueira Campos (PSDB-TO), André Puccinelli (PMDB-MS) e Silval Barbosa (PMDB-MT). Marconi Perillo (PSDB-GO) poderá ser convocado novamente.
Haddad na rádio – candidato a prefeito de São Paulo pelo PT será entrevistado ao vivo pela rádio Jovem Pan às 7h40.
Lacerda e as creches – às 12h, candidato do PSB a prefeito de Belo Horizonte encontrará representantes do Movimento de Luta Pró-creche.
Debate em Salvador – reunirá candidatos a prefeito e começará às 22h20 na TV Aratu, retransmissora do SBT.
PDT em Maceió – Ronaldo Lessa, candidato do partido a prefeito da capital alagoana, será entrevistado pela TV Pirajuçara, retransmissora da Record, às 16h.
Tombini nos EUA – presidente do BC irá a reunião com o presidente e o vice-presidente executivo do Federal Reserve de Nova York, William Dudley e Terrence Check. À tarde, terá encontros com investidores.
Richa e o “Cansei” – governador do Paraná, do PSDB, falará sobre oportunidades de investimentos em seu Estado para empresários do Lide, grupo de João Dória –fundador do extinto movimento anti-Lula, o Cansei.
Código Penal – no Congresso, a Comissão Especial Interna que examina a reforma do texto fará sua 1ª reunião às 9h30. Juristas foram convidados para debater o assunto.
Quarta (15.ago.2012)
Defesa de Duda Mendonça – advogado do publicitário falará no último dia dedicado à exposição dos argumentos de defesa dos réus no STF. Também falarão os defensores de Zilmar Fernandes (na época, sócia de Duda) e de José Luiz Alves (ex-chefe de gabinete do ex-ministro Anderson Adauto).
Joaquim Barbosa – ministro relator do caso do mensalão poderá começar a ler seu voto. Como só 3 advogados deverão falar nesta 4ª feira, Barbosa terá cerca de 2 horas para começar a proferir sua decisão. Antes terão de ser analisados alguns requerimentos preliminares dos advogados de defesa. Por exemplo, o caso do réu argentino que alega não ter sido intimado durante vários anos por ter trocado de advogado.
Marco Maia e a seleção – ser presidente da Câmara tem muitas vantagens. Desta vez o atual ocupante do cargo chefiará a delegação da CBF no amistoso Brasil x Suécia em Estocolmo.
Mantega e governadores – ministro da Fazenda deverá receber os mandatários dos Estados pela manhã, em Brasília. Dará aval para os governos contratarem financiamentos para obras.
CPI do Cachoeira – grupo deverá ouvir depoimentos de Edivaldo Cardoso de Paula, ex-presidente do Detran de Goiás, e da empresária Rosely Pantoja.
Segurança de Demóstenes – CPI também receberá o ex-segurança do ex-senador Demóstenes Torres, Hillner Braga Ananias. Também é esperado depoimento do ex-corregedor da Polícia Civil de Goiás, Aredes Correia Pires.
Russomanno na rádio – candidato a prefeito de São Paulo pelo PRB será entrevistado ao vivo pela rádio Jovem Pan às 7h40.
Protesto de aposentados – cobrarão em Brasília aprovação de projetos de seu interesse. Organizam a manifestação a Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas e as centrais sindicais.
Cid Gomes e Placido Domingo – governador cearense contratou o tenor espanhol para a cerimônia de inauguração do “Centro de Eventos do Ceará”. Às 20h, na avenida Washington Soares, 999, em Fortaleza.
Sindicato e educação – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação fará seu ''Seminário de Comunicação'' em Brasília até 16.go.2012. Terá apoio da CUT.
Quinta (16.ago.2012)
Governo e os índios – ministros de Dilma acompanharão homenagem dos índios Yawalapiti, no Alto Xingu, a Darcy Ribeiro. O antropólogo completaria 90 anos em outubro.
José Serra na rádio – candidato a prefeito de São Paulo pelo PSDB será entrevistado ao vivo pela rádio Jovem Pan às 7h40.
Software livre – este é o Debian Day de 2012. Grupos organizam eventos ligados ao tema do software livre em várias cidades.
Comércio – IBGE divulga pesquisa mensal sobre o setor.
Inflação – FGV publica IGP-10.
Sexta (17.ago.2012)
Tombini em São Paulo – presidente do BC dará palestra no 22º Congresso Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Às 10h, no Centro de Convenções Center Norte.
CEOs no Guarujá – o Lide, grupo de João Dória, anuncia a presença de 200 presidentes de grandes empresas em seu Fórum de Marketing Empresarial. Até 19.ago.2012 no Sofitel Guarujá Jequitimar.
Inflação – Fipe divulga IPC referente ao período de 16.jun a 15.jul.2012. FGV publica IPC-S Capitais.
Sábado (18.ago.2012)
Eleições municipais – faltam 50 dias para a votação de 7.out.2012.