Blog do Fernando Rodrigues

PSDB e PSB crescem nas capitais; PT encolhe

Fernando Rodrigues

Pesquisas recentes mostram tucanos e socialistas com 9 candidatos competitivos cada…

…já os petistas têm 5 concorrentes com chance de vencer ou ir para o 2º turno.

O Blog publica todas as pesquisas disponíveis desde o ano 2000.

O PT é o partido com mais prefeitos de capital atualmente: tem 7 dos 26. Mas as pesquisas recentes sobre as eleições municipais apontam diminuição do poderio petista nas sedes estaduais após a votação de outubro.

Levantamento exclusivo do Blog mostra que o PT só tem, hoje, 5 candidatos competitivos nas 23 capitais para as quais há pesquisas recentes.

Por outro lado, o poder de PSDB e PSB nas capitais pode aumentar. Juntas, as 2 siglas só têm 3 prefeitos de capital. Mas cada uma possui 9 postulantes competitivos nas 23 cidades analisadas pelo Blog.

É competitivo quem está em 1º lugar nas pesquisas atuais ou quem tem chances de disputar eventual 2º turno.

O PT está no topo do ranking dos partidos com mais prefeitos de capital desde o ano 2000. A eleição deste ano pode mudar essa situação.

O quadro abaixo mostra a evolução desde 1996 e o quadro atual:

É importante observar que o quadro acima reflete apenas o momento atual da campanha eleitoral de 2012. Há uma tendência histórica de as posições dos candidatos se alterarem nas pesquisas depois do início da propaganda eleitoral em rádio e TV, a partir de hoje (21.ago.2012).

Mesmo assim, há observações importantes a serem feitas a partir das pesquisas mais recentes:

1) Eleições municipais historicamente não influenciam as presidenciais. Mas, se confirmada a tendência apontada pelas pesquisas, o PT verá dois potenciais adversários de 2014 crescerem nas capitais após a votação de 7.out.2012. Um deles é o PSDB, maior partido de oposição ao PT no plano federal. O outro é o PSB, de Eduardo Campos, partido que tem aliança dúbia com o PT.

2) O PSOL pode eleger seus primeiros prefeitos em 2012. Quem está mais próximo disso é Edmílson Rodrigues, que pode vencer em Belém já no 1º turno. Os outros candidatos competitivos do partido são Renato Roseno, em Fortaleza, e Clécio, em Macapá.

3) O PSD de Gilberto Kassab não engrenou nas capitais por enquanto. O partido controla atualmente a cidade de São Paulo, justamente com Kassab, mas preferiu apoiar candidatos a investir em nomes próprios.

4) O DEM, partido que mais encolhe no Brasil, tem ainda assim 4 candidatos competitivos. Dois deles têm chances de vencer no 1º turno: ACM Neto, em Salvador, e João Alves Filho, em Aracaju.

5) O PMDB também tem 4 competitivos. O número está próximo ao que o partido tem elegido desde 1996, segundo mostra o quadro acima.

No post seguinte é possível ler o resultado de cada uma das pesquisas mais recentes em todas essas 23 capitais analisadas pelo Blog. Não há pesquisas recentes em Florianópolis, Rio Branco e Boa Vista. Brasília não tem prefeito, por isso não tem eleição municipal.

Ao longo do processo eleitoral, o Blog voltará a atualizar esses dados. Este Blog é o site de política mais antigo do Brasil. Desde o ano 2000 compila pesquisas eleitorais e as arquiva nesta página, que também disponibiliza levantamentos de avaliação de popularidade de todos os presidentes brasileiros desde José Sarney.

 

O blog está no Twitter e no Facebook.