Blog do Fernando Rodrigues

“Faltam ânimo e fotos na campanha de rua”

Fernando Rodrigues

Fotógrafo aponta desanimação na rua dos candidatos a prefeito de São Paulo

O experiente repórter fotográfico Moacyr Lopes Junior, da Folha, tem acompanhado os candidatos a prefeito de São Paulo em campanha.

Para Moacyr, “a campanha de rua está assim, engessada, desanimada, falta empolgação, ânimo e fotos!”. Eis o relato enviado ao Blog em comentário à coluna da Folha do último sábado (01.set.2012):

 

MOACY LOPES JUNIOR
REPÓRTER FOTOGRÁFICO

Estava lendo sua coluna de hoje [01.set.2012 – Cenários paulistanos] e me veio a ideia de te escrever. Quero dividir com você minha humilde observação quanto ao atual contexto dos candidatos de São Paulo em relação às agendas públicas que eles propõem a divulgar para a imprensa.

É bem verdade que eu estava cobrindo a Olimpíada e após uma semana de folga voltei à Redação nesta semana que se passou. Mal tive tempo para sentir com mais intimidade as estratégias de rua do Haddad, Serra, Russomano, Chalita.

O pouco que acompanhei foi triste. Credo, nada de foto!

Claro que está é uma avaliação prematura –uma semana não apresenta nenhuma metodologia para tirarmos conclusões firmes sobre as estratégicas adotadas– mas o que vi, decepcionado, são agendas tímidas, encontros internos, tudo controlado por assessores.

Na rua, nesta semana que se passou, só visitas relâmpago.

Em agosto fizeram algumas passagens em lugares mais movimentados (fui ver no arquivo do mês passado). Agora, pelo que observei, há uma mudança de rumo quanto à exposição pública.

Essa estratégia, de preservar os candidatos de possíveis constrangimentos, pra mim soa como falta de audácia em se expor. A estratégia de preservar o candidato é um acanhamento que nunca tinha visto numa eleição importante.

Parece que o marketing político, (pelo menos com os mais bem colocados nas pesquisas) direciona a força de indução para à TV (propagandas e debates).  É uma pena, por que ao menos, as campanhas de rua serviam para os candidatos conhecerem os lugares mais recônditos da cidade. Será que depois de eleitos voltam para os extremos pobres de São Paulo?

A falta de ousadia nas ruas, por enquanto, é decepcionante. Os candidatos não se arriscam a gestos mais espontâneos ou midiáticos, têm se permitido apenas a serem fotografados ou gravados posando com simpatizantes como time de futebol. Esse engessamento de candidatos, transformando-os em personagens perfeitos é coisa antiga, mas tá demais.

Me parece que os marqueteiros querem controlar tudo até o improviso da rua no encontro com os eleitores. Essas visitas aos bairros distantes eram momentos, algumas vezes sinceros, do contato do candidato com a dura realidade do paulistano.

Você sabe. Nossas objetivas são críticas, irônicas, mas também são imparciais e potencializam friamente a imagem real dos candidatos sem a interferência do marketing político.

Por enquanto, a campanha de rua está assim, engessada, desanimada, falta empolgação, ânimo e fotos!

 

Eis aí as observações do atento repórter fotográfico Moacyr Lopes Junior. Para os candidatos a prefeito de São Paulo, #ficaadica.

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