Blog do Fernando Rodrigues

Teto de rejeição para vencer no 1º turno é 36%

Fernando Rodrigues

Em grandes cidades, candidatos com percentual maior  perderam ou precisam disputar 2º turno.

 

Acesse a lista completa dos campeões de rejeição do levantamento do Blog.

 

O Blog cruzou os resultados do 1º turno das eleições em grandes cidades com pesquisas realizadas antes da votação. Resultado: o maior índice de rejeição atribuído a um eleito foi 36%. Candidatos com percentual maior que este foram derrotados ou terão que se submeter às urnas novamente no próximo domingo (28.out.2012).

 

São 13 os eleitos que figuram entre os campeões de rejeição apontados pelos institutos de pesquisa nos 83 municípios que poderiam fazer 2º turno neste ano (localidades com mais de 200 mil eleitores). Apenas 5 desses eleitos, no entanto, tiveram rejeição maior que 20%, mostra o cruzamento do Blog. O quadro abaixo mostra os 13 eleitos e seus índices de rejeição:

 

Os campeões de rejeição são os candidatos mais citados pelos eleitores quando perguntados sobre em quem não votariam para prefeito de sua cidade. Em 42 dos 83 grandes municípios há mais de 1 político em 1º lugar no quesito rejeição por causa da margem de erro das pesquisas (a diferença entre eles é pequena e faz com que haja empate técnico). Outras 34 cidades têm apenas 1 líder de rejeição. E 7 localidades não dispõem de dados sobre rejeição dos candidatos publicados em setembro.

 

O cruzamento das sondagens de opinião com os resultados do 1º turno mostra também que 11 cidades farão 2º turno com 2 políticos que dividem a liderança do quesito rejeição. Outras 18 cidades mantiveram 1 campeão de rejeição na disputa –ou seja, estão no 2º turno 40 líderes de rejeição (22 mais 18).

 

Acesse a lista completa dos campeões de rejeição do levantamento do Blog.

 

Metodologia
A rejeição aos candidatos é medida de modos diferentes pelos vários institutos que trabalham no país. Por isso não é possível comparar estudos de cidades distintas. Por exemplo: o Datafolha permite que o entrevistado cite todos os candidatos em que não votaria. Já o Ibope pede que o eleitor diga só 1 nome.

 

Para conseguir os dados deste post, o Blog usou pesquisas realizadas antes do 1º turno (7.out.2012) nas cidades com mais de 200 mil eleitores. Dos 83 municípios enquadrados neste critério, 76 possuíam sondagens com dados sobre rejeição disponíveis. Ficaram de fora: Vitória da Conquista (BA), Uberaba (MG), Jaboatão dos Guararapes (PE) e as fluminenses Belford Roxo, Niterói, Petrópolis e Volta Redonda.

 

Palmas e Boa Vista
Das 26 capitais, só as do Tocantins e de Roraima tem menos de 200 mil eleitores e não podem fazer 2º turno. Carlos Amastha (PP) venceu em Palmas e também foi campeão de rejeição: 43%. Se a cidade tivesse 2º turno, no entanto, ele precisaria enfrentar um 2º turno porque teve 49,6% dos votos válidos –menos que o necessário para evitar o 2º turno. Boa Vista elegeu Teresa Surita (PMDB), que não lidera em rejeição.

 

Pesquisas
Este Blog, a página de política mais antiga em atividade no Brasil, disponibiliza pesquisas sobre o 1º e o 2º turno das eleições municipais nas grandes cidades em 2012. O Blog também dispõe do maior acervo de pesquisas eleitorais da web brasileira, com estudos de opinião feitos desde a eleição do ano 2000, e de dados sobre a popularidade dos presidentes da República desde José Sarney.

 

O blog está no Twitter e no Facebook.