Blog do Fernando Rodrigues

Poder e política na semana – 29 a 2.out.2012

Fernando Rodrigues

A semana será dominada pela repercussão dos resultados do 2º turno para escolha de prefeitos em 50 cidades e pela volta dos políticos a Brasília.

Os candidatos vitoriosos deverão fazer reuniões com os líderes de seus partidos e aliados. O prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), por exemplo, irá a Brasília na manhã de 2ª feira (29.out.2012) para se encontrar com a presidente Dilma Rousseff.

Com o fim da disputa pelas prefeituras, a agenda política começa a se renovar com as seguintes discussões: 1) eleição de 2014; 2) eleição para presidentes da Câmara e do Senado em fevereiro de 2012; 3) substituição de ministros e de líderes do governo na Câmara, no Senado e no Congresso.

Em Brasília, a disputa por 2014 se exprime numa nova crise no governo de Agnelo Queiroz (PT). Os senadores Rollemberg (PSB-DF) e Cristovam Buarque (PDT-DF) querem investigação sobre um compromisso firmado pelo petista, sem licitação, para que uma empresa de Cingapura faça o planejamento econômico de Brasília. Rollemberg é possível adversário de Agnelo na próxima eleição. Cristovam tem o apoio de setores de seu partido para tentar, mais uma vez, a Presidência.

Com o feriado de Finados na 6ª feira (2.nov.2012), Brasília e o Congresso terão movimentação só até 5ª feira de manhã. E olhe lá.

A presidente Dilma Rousseff divulgou um só compromisso para 2ª feira (29.out.2012), uma reunião com o ministro Guido Mantega (Fazenda). Guido, aliás, é sempre citado em Brasília como um possível ministro a ser substituído na Esplanada.

O julgamento do mensalão está suspenso nesta semana. Por quê? Porque o relator do caso, ministro Joaquim Barbosa, estará na Alemanha para um tratamento de saúde. Ele sofre de dores crônicas nas costas.

Na 3ª feira (30.out.2012), a CPI do Cachoeira terá uma reunião para decidir sobre o prazo que terá a mais para concluir seus trabalhos. Inicialmente, o término estava marcado para 4.nov.2012.

Na 4ª feira (31.out.2012), o ministro Aldo Rebelo (Esporte) assinará contrato com o governo argentino para que os vizinhos façam trabalho voluntário na Copa de 2014 recebendo ajuda de custo do Brasil.

Na 6ª feira (2.nov.2012), o padre Marcelo Rossi, que apareceu muito durante a campanha para prefeito de São Paulo, vai inaugurar sua nova igreja, na Zona Sul paulistana.

A seguir, o drive político da semana:

 

Segunda (29.out.2012)
Dilma e Haddad – presidente receberá seu ex-ministro da Educação, agora prefeito eleito de São Paulo. Ele afirma que irá agradecer o empenho de Dilma em sua campanha.

Dilma e a economia – presidente terá reunião com o ministro Guido Mantega (Fazenda) às 11h.

Índios Guarani-Kaiowá – senador Paulo Paim (PT-RS) quer levar questão da expulsão dos índios de suas terras no Mato Grosso do Sul à reunião da Comissão de Direitos Humanos do Senado. Começará às 9h.

Joaquim Barbosa na Alemanha – relator do mensalão fará tratamento de saúde e voltará para o Brasil no sábado (3.nov.2012).

Mensalão – com Barbosa fora, o julgamento ficará suspenso até 7 de novembro, quando o Supremo retomará as sessões para estipular as penas dos condenados.

Quem é quem no mensalão – para saber mais sobre o caso, acesse página do UOL com perfil dos réus do mensalão. E também a página da “Folha” sobre o caso.

Agnelo encrencado – os senadores Rollemberg (PSB-DF) e Cristovam Buarque (PDT-DF) pedirão que o governador do Distrito Federal seja investigado pelo Tribunal de Contas local. O petista assinou, sem licitação, compromisso para que uma empresa de Cingapura faça o planejamento econômico da capital. O site do PSB publicou texto criticando Agnelo.

EBC na web – Empresa Brasil de Comunicação lançará portal para reunir seu conteúdo de texto, TV e rádio. A partir das 20h, no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília.

Comissão de Ética – órgão da Presidência que engavetou investigação sobre o ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) na última semana tem reunião marcada para esta 2ª feira. A data está no site da Comissão.

Furacão em Nova York – cidade americana está em estado de emergência. Deverá ser atingida pelo furacão Sandy na noite desta 2ª feira. O governo Obama estima que 50 milhões de pessoas serão atingidas pela passagem do furacão pelo país.

Indústria – FGV divulga sondagem sobre o setor.

 

Terça (30.out.2012)
CPI do Cachoeira – comissão se reunirá para decidir sobre sua prorrogação. A polêmica entre os partidos é sobre a duração do tempo extra, que pode durar até 180 dias.

Trem-bala – Comissão Mista do Congresso que analisa a MP 576, que cria a Empresa de Planejamento e Logística, fará audiência pública às 14h. Deverá participar o presidente da empresa, Bernardo Figueiredo.

Guerra fiscal – comissão de especialistas instituída pelo Senado deverá entregar seu relatório com propostas de mudanças no pacto federativo. Entre os temas tratados pelo grupo, presidido pelo ex-ministro Nelson Jobim, estão Fundo de Participação dos Estados (FPE), distribuição dos royalties do petróleo e dívidas dos Estados.

Marta no Senado – afastada do cargo de senadora para ser ministra da Cultura, a petista voltará à Casa para falar, às 10h, na Comissão de Educação, Cultura e Esporte sobre suas diretrizes para a pasta.

Inflação – FGV divulga IGP-M.

 

Quarta (31.out.2012)
Aldo e a Argentina – ministro do Esporte assinará contrato com o governo vizinho para que argentinos sejam voluntários na Copa de 2014 recebendo ajuda de custo paga pelo Brasil.

Emprego e desemprego – Dieese publica estudo sobre o assunto.

Serviços – FGV publica sondagem sobre o setor.

Inflação – IBGE divulga Índice de Preços ao Produtor de Indústrias de Transformação.

 

Quinta (1º.nov.2012)
Indústria – IBGE divulga dados sobre a produção nacional do setor.

 

Sexta (2.nov.2012)
Padre Marcelo – no feriado de Finados, o religioso vai inaugurar sua nova igreja na Zona Sul de São Paulo.

Feriados brasileiros – Brasil tem 8 feriados nacionais, mas número de dias parados varia. O Blog já publicou post sobre essa confusão.

Apuração – com o sistema eletrônico, o resultado da eleição é conhecido no mesmo dia da votação. Mas o calendário eleitoral ainda dá até esta 6ª feira para que a Justiça Eleitoral encerre a apuração e divulgue o resultado provisório do 2º turno.

 

O blog está no Twitter e no Facebook.