Poder e política na semana – 24 a 30.dez.2012
Fernando Rodrigues
Nesta semana deputados, senadores e juízes já estarão em férias. Os destaques do mundo político serão possíveis fatos novos da Operação Porto Seguro, que localizou uma quadrilha infiltrada na Presidência da República, e a repercussão do julgamento do mensalão.
O procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, enviou ao STF na última 4ª feira (19.dez.2012) o pedido de prisão imediata dos condenados no julgamento do mensalão. O presidente do Supremo e relator do caso, Joaquim Barbosa, negou o pedido de Gurgel na última 6ª feira (21.dez.2012). Assim, os mensaleiros só irão preso quando se esgotarem todas as possibilidades de recursos, o que só acontecerá em 2013.
Continuará no ar, no entanto, a polêmica sobre a perda do mandato dos deputados federais condenados pelo STF no caso do mensalão. A Corte já decidiu que eles devem perder já seus mandatos. Mas a Câmara se recusa a cumprir a decisão. Durante o recesso do Legislativo e do Judiciário, que só voltam a funcionar plenamente em fevereiro, essa pode ser uma questão a ocupar o tempo dos plantonistas dos dois Poderes.
A presidente Dilma começará a semana sem compromissos oficiais. Pelo menos é o que mostra sua agenda oficial, que costuma esconder muitas reuniões da presidente. Na 4ª feira (26.dez.2012), ela terá encontro com o fotógrafo Sebastião Salgado e reuniões com ministros: Miriam Belchior (Planejamento), às 10h, e Antonio Patriota (Relações Exteriores), às 15h.
Mas, no que depender do ritmo de trabalho do mundo do poder e da política na virada de ano, essa polêmica só começará a ser resolvida em 2013.
A seguir, o drive político da semana:
Segunda (24.dez.2012)
Dilma sem compromissos – agenda oficial da presidente não revela onde nem com quem ela estará no Natal.
Prisão dos mensaleiros – ficou para 2013. Os condenados terão um Natal fora das prisões neste ano.
Quarta (26.dez.2012)
Dilma e Sebastião Salgado – presidente receberá o fotógrafo às 16h, no Palácio do Planalto. Antes, terá reuniões com os ministros Miriam Belchior (Planejamento), às 10h, e Antonio Patriota (Relações Exteriores), às 15h.
Ipea e o Bolsa Família – o presidente do instituto, Marcelo Neri, apresentará, às 11h, em Brasília, a nota técnica ''O Bolsa Família depois do Brasil Carinhoso: uma análise do potencial de redução da pobreza extrema''.
Indústria – FGV divulga sondagem sobre o setor.
Inflação – FGV divulga IPC-S e IPC-S Capitais.
Quinta (27.dez.2012)
Justificar o voto – terminará neste dia o prazo para quem não votou no 2º turno preencher e entregar a Justiça Eleitoral um formulário com seu nome e nº do título de eleitor. O site do TSE tem mais informações.
Inflação – FGV divulga IGP-M.
Sexta (28.dez.2012)
Dilma na Bahia – presidente deverá ficar na Base Naval de Aratu com sua família até 3.jan.2013.
Serviços – FGV divulga sondagem sobre o setor.