Blog do Fernando Rodrigues

Marina e Dilma lideram menções no Facebook

Fernando Rodrigues

Levantamento entre principais presidenciáveis mostra que as duas têm 46% e 44% do total.

Eduardo Campos, com 7%, e Aécio Neves, com 3%, tem presença limitada na rede social.

Pesquisa feita pela agência digital Medialogue entre pré-candidatos a presidente mostra que Marina Silva (Rede) e Dilma Rousseff (PT) foram as mais citadas na rede social Facebook de 8 a 13.mar.2013. Marina teve 46% do total das menções monitoradas. Dilma aparece com 44%.

Eduardo Campos (PSB) e Aécio Neves (PSDB ficaram bem atrás, com apenas 7% e 3% das citações, respectivamente.

Quando o levantamento analisa a qualidade das menções a cada pré-candidato a presidente, Dilma aparece com 55% de citações positivas –e 45% negativas. O estudo começou na última 6ª feira, Dia Internacional da Mulher, e terminou nesta 4ª feira.

Para fazer o ranking de citações, a Medialogue usou um robô digital (uma ferramenta chamada “SeekrMonitor”) para varrer tudo o que foi postado em páginas públicas do Facebook no período da pesquisa. Depois, selecionou as referências diretas aos presidenciáveis. Ao todo, foram considerados 1.600 posts enviados por usuários comuns e por “fan pages” dos políticos.

Altos e baixos
A Medialogue apresentou também temas associados positivamente e negativamente aos políticos.

Para Dilma, 92% dos posts foram positivos quando o tema foi “Dia das Mulheres”. O assunto “desoneração da cesta básica” rendeu 67% de referências boas. Mas a situação mudou quando o tema dos comentários foi Dilma ter chamado Hugo Chávez de amigo do Brasil: 81% negativos. E 54% das menções foram ruins para a petista quando associadas à sua atuação no governo.

Para Marina, 81% dos posts foram favoráveis quando tinham a ver com a fundação de seu novo partido, a Rede. Também foram positivas 65% das menções relacionadas a críticas ao deputado e pastor Marco Feliciano (PSC-SP). Por outro lado, 100% das menções a Marina foram ruins quando os temas foram “defesa de plebiscito sobre a união gay” e “marido acusado de contrabandear madeira”.

Para Eduardo Campos, o assunto “candidatura a presidente em 2014” rendeu 86% de posts favoráveis. E “gestão como governador”, 69% também favoráveis. Por outro lado, 100% dos posts sobre “educação no interior de Pernambuco” foram negativos para ele. E “articulação com outros partidos” rendeu 75% de menções ruins.

Para Aécio, 100% das referências foram boas quando relacionadas a “homenagem do senador às mulheres”. Sobre “candidatura a presidente em 2014”, 75% foram favoráveis. Mas quando o assunto dos posts relacionados ao tucano foi “consumo de drogas”, 100% dos posts foram negativos para ele. E “atuação como senador” rendeu 60% de citações negativas.

O blog está no Twitter e no Facebook.