Blog do Fernando Rodrigues

Dilma é omissa com armamento da população, diz Aécio

Fernando Rodrigues

Presidenciável do PSDB diz que omissão petista “encoberta” mortes por arma de fogo.

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) afirmou em sua coluna de hoje (25.mar.2013) na “Folha” que o governo de sua adversária Dilma Rousseff (PT) é leniente com o uso de armas pela população civil. Ele atribuiu ao governo federal responsabilidade pelas mortes causadas por armas de fogo.

A gestão petista, segundo Aécio, tenta “se livrar da questão da segurança como se fosse um ''abacaxi'' a ser resolvido pelos governos estaduais”. Para o tucano, “as 39 mil mortes causadas por armas de fogo por ano no país não podem continuar encobertas pela omissão e um silêncio inaceitáveis [do governo federal]”.

Possível candidato do PSDB à Presidência da República em 2014, Aécio Neves ainda não assumiu em público essa condição. Mas não perde oportunidades de criticar o governo Dilma e falar o que gostaria que o governo fizesse. Assim, ele insinua quais atitudes tomaria caso eleito. Esse tem sido seu discurso no Senado e também em eventos do PSDB.

No artigo publicado na “Folha”, o presidenciável tucano chamou de “ineficaz” a política de entrega voluntária de armas instituída pelo Estatuto do Desarmamento. E cobrou que o governo assuma o papel de “coordenador no combate à criminalidade”. Segundo Aécio, é preciso que o governo integre as forças de segurança, “inclusive as estaduais”; atue para melhorar o sistema prisional; e amplie seus investimentos em segurança.

 

O blog está no Twitter e no Facebook.