Blog do Fernando Rodrigues

Dilma telefona a líder do PMDB para evitar conflito na viagem ao Ceará

Fernando Rodrigues

Petista convidou Eunício Oliveira a viajar ao seu lado no avião presidencial para Fortaleza

Gesto tenta evitar melindres do senador por afagos aos seus adversários Cid e Ciro Gomes

Dilma em campanha com Cid e Ciro Gomes em Fortaleza, durante a campanha de 2010. Crédito: Daniel Marenco/Folhapress - 26.out.2010

Dilma na campanha de 2010 com Cid e Ciro Gomes, em Fortaleza. Crédito: Daniel Marenco/Folhapress – 26.out.2010

A viagem da presidente Dilma Rousseff ao Ceará na 4ª feira (19.mar.2014) propicia uma imagem clara das disputas na base aliada pelo apoio do PT nos Estados, um dos motivos da revolta peemedebista.

No palanque de Dilma em Fortaleza estarão os irmãos Cid e Ciro Gomes, que abandonaram o PSB de Eduardo Campos, ingressaram no Pros e prometeram fidelidade ao projeto dilmista em troca de apoio para manter o domínio do Estado. Cid é o atual governador do Ceará e Ciro, secretário de Saúde.

Na outra ponta do tablado estará Eunício Oliveira, o líder do PMDB no Senado que rejeitou o Ministério da Integração Nacional oferecido por Dilma e mantém sua pré-candidatura ao governo cearense, contra os irmãos Gomes.

Antevendo o potencial de atrito, Dilma tomou na noite de 2ª feira (17.mar.2014) uma atitude simples, mas inusual no seu governo: telefonou pessoalmente a Eunício e o convidou a acompanhá-la ao Ceará, com assento no avião presidencial. Esse gesto é uma das cobranças mais ouvidas na base aliada –querem contato direto com a presidente.

Dilma fará diversos afagos aos irmãos Gomes. Além de Fortaleza, ela visitará Sobral, berço político de Cid e Ciro, onde reúne-se reservadamente com ambos e anuncia investimentos do programa ''Água para Todos''. A data é dia de São José, tido no Nordeste como um santo capaz de trazer chuva para a lavoura. A viagem fará chover mais na horta dos Gomes, mas o telefonema presidencial tenta irrigar também a do PMDB.

(Bruno Lupion)

O blog está no Twitter e no Facebook.