Poder e Política na semana – 14 a 20.abr.2014
Fernando Rodrigues
Nesta semana, Eduardo Campos confirma Marina Silva como vice na sua chapa e governo e oposição duelam no Congresso sobre a CPI da Petrobras.
A presidente Dilma Rousseff vai a Pernambuco nesta 2ª feira para inaugurar navio petroleiro, em cerimônia no Porto de Suape. A data foi escolhida a dedo. Também nesta 2ª feira, Eduardo Campos confirma Marina Silva como vice na sua chapa em evento em Brasília. O objetivo de Dilma é reduzir o espaço na mídia pernambucana para Eduardo.
Na mesma data, o tucano Aécio Neves viaja à Bahia para anúncio da pré-candidatura de Paulo Souto (DEM) ao governo estadual. O PMDB, da base do governo Dilma, apoiará o oposicionista Souto.
Na 3ª feira, Dilma vai ao Rio inaugurar fábrica de automóveis em Rezende e entregar unidades do “Minha Casa, Minha Vida” em São Gonçalo.
Na mesma data, o Congresso terá diversos lances na disputa pela criação da CPI da Petrobras: 1) a presidente da estatal, Graça Foster, fala no Senado sobre as suspeitas envolvendo a empresa; 2) o Senado delibera sobre a criação de uma CPI “x-tudo”, que investigue a Petrobras e as obras do metrô de São Paulo e do Complexo de Suape, em Pernambuco; 3) sessão conjunta do Congresso pode deliberar sobre a criação de mais duas CPIs mistas (compostas por deputados e senadores): uma exclusiva sobre a Petrobras e outra mais ampla. Além disso, na 4ª feira, Nestor Cerveró, ex-diretor internacional da Petrobras, fala na Câmara sobre a compra da refinaria de Pasadena, nos EUA.
Mas o desfecho sobre a CPI da Petrobras deve ser conhecido somente na semana que vem, quando a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, decidirá se o escopo de uma possível comissão deve ser restrito à Petrobras ou pode incluir outros temas.
A demora deve-se à “gazeta” que os ministros dos tribunais superiores concederam a si mesmos. Na 4ª feira, o Supremo, o Superior Tribunal de Justiça e o Tribunal Superior Eleitoral fecham suas portas para emendar o feriado e só retomam as atividades na 3ª feira da próxima semana.
O Congresso também antecipou o feriado em um dia e estará fechado na 5ª feira. Para os políticos e autoridades, a semana é realmente ''santa''.
Eis, a seguir, o drive político da semana. Se tiver algum reparo a fazer ou evento a sugerir, escreva para frpolitica@gmail.com.
2ª feira (14.abr.2014)
Dilma em Pernambuco – presidente Dilma Rousseff participa da inauguração do navio petroleiro Dragão do Mar, com capacidade para transportar 1 milhão de barris de petróleo, no Porto de Suape, em Pernambuco. Às 15h, inaugura adutora em Serra Talhada.
Eduardo e Marina – Eduardo Campos lança a chapa de sua pré-candidatura à Presidência da República, confirmando Marina Silva na vice. Após, respondem a perguntas enviadas por redes sociais. Às 14h, no Hotel Nacional, em Brasília.
Aécio em Salvador e Rio – Aécio Neves, pré-candidato tucano à Presidência da República, vai à Bahia para anúncio da pré-candidatura de Paulo Souto (DEM) ao governo estadual, às 10h. O PMDB, da base do governo Dilma Rousseff, apoiará Souto. À tarde, Aécio apresenta palestra na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, no Rio.
Padilha em NY – Câmara de Comércio Brasil-EUA promove evento em NY sobre oportunidades de negócios no Brasil. Participam Alexandre Padilha, pré-candidato do PT ao governo de SP, Antonio Patriota, representante do Brasil na ONU, e Murilo Portugal, presidente da Febraban.
Vargas se explica – deputado licenciado André Vargas (PT-PR) presta depoimento à comissão designada por sua legenda para ouvi-lo sobre suas relações com o doleiro Alberto Youssef.
Trabalhadores da Petrobras – Federação Única dos Petroleiros e seus sindicatos promovem ato em defesa de uma Petrobras “pública” contra “ataques” que tentam “desmoralizar a gestão estatal” da empresa. Às 11h, em frente à sede da empresa, no Rio.
Randolfe no Rio – senador Randolfe Rodrigues, pré-candidato do PSOL à Presidência da República, comanda seminário para elaboração de programa de governo sobre segurança pública e direitos humanos. Com os deputados federais Chico Alencar e Jean Wyllys e o deputado estadual Marcelo Freixo. Às 18h30, no salão nobre do IFCS, na UFRJ.
Lindbergh e Temporão – senador Lindbergh Farias e o ex-ministro da Saúde José Gomes Temporão participam de debate sobre “Poder e Governos Locais”. Às 20h, no Teatro Casa Grande.
Lista de filiados – prazo limite para que os partidos encaminhem ao Tribunal Superior Eleitoral a relação atualizada de seus filiados aptos a concorrerem nas eleições de outubro.
PSD e maconha – legenda promove debate sobre descriminalização da maconha com o secretário nacional de políticas sobre Drogas, Vitore Maximiano, Alda Marco Antonio, ex-vice-prefeita da cidade de SP, e Januário Montone, ex-secretário municipal de Saúde de SP na gestão de Gilberto Kassab. Às 19h, com transmissão ao vivo e aberto a perguntas enviadas pela internet.
Jornalismo de dados – Associação Nacional de Jornais e Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, com o apoio do Google, promovem curso online “Introdução à Visualização de Dados e Infografia”. As aulas terminam em 12.mai.2014.
Inflação – FGV divulga resultados do IGP-10
3ª feira (15.abr.2014)
Dilma no Rio – presidente Dilma Rousseff inaugura fábrica da Nissan em Resende, às 10h. Depois, participa de formatura de alunos do Pronatec e entrega unidades do “Minha Casa, Minha Vida” em São Gonçalo.
Foster no Senado – Graça Foster, presidente da Petrobras, fala em audiência conjunta no Senado sobre as suspeitas envolvendo a gestão da estatal. Seu depoimento tem o objetivo de esfriar a pressão pela criação da CPI da Petrobras.
CPI da Petrobras – plenário do Senado delibera sobre a criação de uma CPI na Casa que investigue as suspeitas contra a Petrobras e outros temas como as obras do metrô de São Paulo e do Complexo de Suape, em Pernambuco, apelidada de CPI “x-tudo”. A Comissão de Constituição e Justiça do Senado já aprovou parecer favorável nesse sentido.
Também devem ser lidos, em sessão conjunta do Congresso às 19h, os requerimentos pela criação de mais duas CPIs, dessa vez mistas (compostas por deputados e senadores): uma exclusiva sobre a Petrobras e outra mais ampla. O governo trabalha para que nenhuma CPI seja criada, ou apenas a CPI “x-tudo”, e conta com o apoio do presidente do Congresso, Renan Calheiros.
O desfecho da tentativa de criar a CPI da Petrobras deve ser conhecido somente na semana que vem. A ministra do STF Rosa Weber, provocada por dois mandados de segurança, um de congressistas da oposição e outro de governistas, decide após a Páscoa se o escopo de uma possível CPI deve ser restrito à Petrobras ou pode incluir outros temas. Renan Calheiros terá 2 dias para responder ao Supremo sobre o tema, contados após sua notificação, que pode ocorrer nesta 2ª feira (14.abr.2014), mas o Tribunal estará fechado após 3ª feira (15.abr).
Vetos de Dilma – sessão do Congresso Nacional analisa 12 vetos da presidente Dilma Rousseff a projetos de lei. O principal veto derrubou projeto que permitia a criação de novos municípios.
Campos em SP – Eduardo Campos, pré-candidato do PSB à Presidência da República, se muda para a capital paulista, de onde pretende coordenar a sua campanha.
Marco Civil – Senado realiza audiência pública sobre o projeto do Marco Civil da Internet, já aprovado na Câmara. O governo pressiona pela aprovação rápida do texto para apresentá-lo em fórum global sobre governança na internet que ocorre em SP em 23.abr.2014. Com transmissão ao vivo e aberta para o envio de perguntas pela internet.
Emendas – último dia para que o governo federal se posicione sobre os projetos técnicos das emendas parlamentares ao Orçamento de 2014. O governo precisa aprovar, rejeitar ou pedir ajustes aos projetos, a serem concluídos no prazo de 10 dias.
Orçamento – data limite para o Executivo enviar ao Congresso o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2015.
Violência sexual – Senado promove audiência pública sobre estupros de mulheres. Participam Marcelo Neri, presidente do Ipea, Nana Queiroz, idealizadora da campanha ''Eu não mereço ser estuprada'', e representantes do governo. Com transmissão ao vivo e envio de perguntas pela internet.
Rádio e TV digital – entidades promovem seminário sobre a digitalização do rádio e da televisão, preparatório para o Fórum Brasil de Comunicação Pública 2014. No Interlegis, em Brasília.
Itaquerão – prazo limite estipulado pela Fifa para a inauguração do Itaquerão.
Comércio – IBGE apresenta resultados da Pesquisa Mensal de Comércio.
PSDB na TV – legenda tem 5 minutos de propaganda em rádio e televisão, divididos em inserções de 30 segundos ou 1 minuto.
4ª feira (16.abr.2014)
Conselhão reunido – Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social promove reunião plenária de seus membros. O tema é mobilidade urbana. Com a presidente Dilma Rousseff e o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante. Às 10h, no Palácio do Planalto.
''Gazeta'' nos tribunais – Supremo Tribunal Federal não terá expediente a partir desta data e retorna na próxima 3ª feira (21.abr.2014). Não haverá sessões de julgamento nesta semana e os prazos processuais ficarão suspensos no período. O Superior Tribunal de Justiça e o Tribunal Superior Eleitoral também cancelaram suas sessões desta semana.
Aécio em Mato Grosso – Aécio Neves participa da feira de agronegócios Parecis SuperAgro, em Campo Novo do Parecis.
Cerveró na Câmara – Nestor Cerveró (foto), ex-diretor internacional da Petrobras, fala à Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara sobre a compra da refinaria de Pasadena, nos EUA. Às 11 horas.
Lucros no exterior – prazo limite para o Senado votar a medida provisória 627, que muda a forma de cobrança de tributos sobre os lucros de empresas brasileiras instaladas no exterior. A MP perde a validade em 21.abr.2014 e esta é a última sessão do Senado antes dessa data.
Saúde de Genoino – junta de 5 médicos reúne-se na Universidade de Brasília para avaliar o quadro de saúde do ex-deputado José Genoino (PT-SP) e enviar parecer ao Supremo Tribunal Federal. O resultado deve definir se ele continua cumprindo sua pena pela condenação no mensalão em casa ou se deve voltar para a prisão.
Comando da CBF – Confederação Brasileira de Futebol escolhe seu novo presidente. Deve ser eleito Marco Polo Del Nero, candidato do atual presidente José Maria Marin. Del Nero assume o cargo apenas em 2015.
Santa Casa de SP – entidade que movimentou U$ 1,2 bilhão no ano passado elege seu novo presidente. Na disputa, Kalil Rocha Abdalla, atual presidente, e José Luiz Setúbal, da família fundadora do Banco Itaú.
Diretas Já, 30 anos – em 16.abr.1984, campanha pelas Diretas reunia cerca e 1,5 milhão de pessoas em passeata da Praça da Sé ao Vale do Anhangabaú, no centro de SP.
Serviços – IBGE divulga resultado da sua pesquisa mensal de sobre o setor de serviços.
5ª feira (17.abr.2014)
PSDB na TV – partido veicula propaganda em rede nacional. O programa apresentará os projetos de Aécio Neves quando ele governava Minas Gerais e apontar sinais de “esgotamento” da gestão do PT no governo federal. No rádio das 20h às 20h10; na TV, das 20h30 às 20h40.
Emprego – IBGE divulga resultados de sua pesquisa mensal sobre emprego.
PC do B na TV – legenda tem 5 minutos de propaganda em rádio e televisão, divididos em inserções de 30 segundos ou 1 minuto.
Argélia vota – país africano realiza eleições presidenciais.
6ª feira (18.abr.2014)
Aécio em Minas – Aécio Neves participa de cerimônia da Sexta da Paixão em São João Del Rey.
Guerrilha digital – PT realiza evento para treinar sua militância a atuar nas redes sociais para defender os governos de Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva, apelidado de “Camping Digital”. Alexandre Padilha, pré-candidato do PT ao governo paulista, participa. Em São Jose dos Campos, até domingo (20.abr.2014).
Ingressos da Copa – Fifa começa a entregar os ingressos da Copa do Mundo. Em SP, o ginásio do Ibirapuera servirá de posto de distribuição dos bilhetes.
Sábado (19.abr.2014)
PC do B na TV – legenda tem 5 minutos de propaganda em rádio e televisão, divididos em inserções de 30 segundos ou 1 minuto.