Blog do Fernando Rodrigues

YouTube derrubou página do PT por várias horas

Fernando Rodrigues

Comercial do partido ficou inacessível; legenda suspeita de ataque antipetista

A disputa eleitoral nos meios digitais será pesada neste ano. Um exemplo se deu na noite de 5ª feira (15.mai.2014), quando a página do PT no YouTube foi derrubada e ficou fora do ar até por volta das 11h desta 6ª feira (16.mai.2014).

A queda da página petista ocorreu justamente no momento em que o partido tinha interesse em promover o vídeo de 10 minutos do programa de TV que colocou no ar na noite de 5ª feira, mostrando o que considera avanços da gestão de Dilma Rousseff (assista abaixo).

 

Segundo o Blog apurou, a página petista caiu porque muitos usuários (possivelmente adversários do PT) ''denunciaram” o vídeo dizendo que o conteúdo era impróprio. O YouTube derruba as páginas automaticamente quando há muitas reclamações. Depois, um funcionário verifica o que houve. No caso do PT, ficou provado que não havia conteúdo que ferisse a política do site e os vídeos voltaram a ficar disponíveis.

Quem tentava acessar a página encontrava a seguinte mensagem:

“Esta conta foi suspensa devido a múltiplas ou graves violações da política do YouTube relacionada a spam, jogos, conteúdo enganoso ou outras violações dos Termos de Serviço” (reprodução abaixo).

PT-YouTube2

O ocorrido foi um revés para o PT, que pretendia aumentar a repercussão do seu programa de TV exibido na 5ª feira. O programa repete o comercial de 1 minuto que havia sido exibido no início da semana, mostrando o que o partido chama de “fantasmas do passado”, como inflação e desemprego. Esse vídeo está na TV UOL.

Todos os vídeos do YouTube permitem aos usuários denunciar conteúdo abusivo nas seguintes categorias: Conteúdo sexual, Conteúdo violento ou repulsivo, Conteúdo abominável ou abusivo, Atos perigosos, Abuso infantil, Spam ou enganoso, Infringe meus direitos e Relatório de legendas (CVAA).

O YouTube informa: “Vídeos e usuários denunciados são analisados pela equipe do YouTube 24 horas por dia, sete dias por semana, para determinar se eles violam as Diretrizes da comunidade. As contas são penalizadas por violações dessas diretrizes, sendo que violações graves ou repetidas podem levar ao encerramento da conta”.

O blog está no Twitter e no Facebook.