Blog do Fernando Rodrigues

Poder e Política na semana – 9 a 15.jun.2014

Fernando Rodrigues

Nesta semana começam a Copa do Mundo e a temporada das convenções partidárias.

Na 2ª feira, a presidente Dilma Rousseff inaugura, pela manhã, o novo aeroporto de Natal. À tarde, sanciona lei que estabelece cotas para negros no serviço público federal, no Palácio do Planalto. Na 3ª feira, Dilma deve participar das convenções nacionais do PDT e do PMDB que selarão o apoio à sua candidatura à reeleição.

Aécio Neves, pré-candidato do PSDB a presidente da República, participa na 3ª feira, em Belo Horizonte, da convenção que formaliza a candidatura de Pimenta da Veiga ao governo de Minas Gerais. No sábado, convenção nacional do PSDB, em SP, confirma sua candidatura ao Planalto.

Eduardo Campos, pré-candidato do PSB a presidente da República, apresenta na 3ª feira palestra na Câmara de Comércio Brasil-EUA em São Paulo. Na 4ª feira, Campos comanda reunião da Executiva Nacional do PSB sobre as coligações nos Estados. Na 5ª feira, reúne-se com o Conselho da CNBB, em Brasília. No sábado, participa de convenções estaduais do PSB em Salvador e Goiânia. No domingo, comanda as convenções do partido em Brasília e Pernambuco.

O Congresso terá 2 depoimentos sobre a Petrobrás nesta semana: Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da empresa, vai ao Senado na 3ª feira, e Graça Foster, presidente da companhia, na 4ª feira.

Na 5ª feira, começa a Copa do Mundo, em São Paulo, com Brasil versus Croácia. Dilma e o presidente da Fifa, Joseph Blatter, estarão no Itaquerão acompanhados de autoridades de diversos países.

No sábado, o PSC confirma a candidatura de Pastor Everaldo a presidente da República e o PV o nome de Eduardo Jorge para o cargo, e o PMDB lança oficialmente a candidatura de Paulo Skaf ao governo paulista. No domingo, o PT formaliza a candidatura deAlexandre Padilha ao Palácio dos Bandeirantes.

Ainda nesta semana, o Supremo deve analisar ações que questionam a constitucionalidade da resolução do Tribunal Superior Eleitoral que alterou a composição das bancadas na Câmara.

Eis, a seguir, o drive político da semana. Se tiver algum reparo a fazer ou evento a sugerir, escreva para frpolitica@gmail.com. Atenção: esta agenda é uma previsão. Os eventos podem ser cancelados ou alterados.

 

2ª feira (9.jun.2014)
Dilma no RN – presidente Dilma Rousseff comanda, pela manhã, cerimônia de inauguração do Aeroporto Internacional Governador Aluizio Alves, em Natal. À tarde, sanciona lei que estabelece cotas para negros no serviço público federal, no Palácio do Planalto.

Marina em Belo Horizonte – Marina Silva, pré-candidata a vice-presidente pelo PSB e líder da Rede, participa de encontro com militantes da Rede na capital mineira e defende uma candidatura própria do PSB ao governo do Estado.

Steinbruch e Elias Rosa – Benjamin Steinbruch, da CSN, que assumiu a Presidência da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de SP) após a licença de Paulo Skaf, pré-candidato do PMDB ao governo paulista, participa de jantar em homenagem ao procurador-geral de Justiça do Estado de SP, Márcio Elias Rosa, em São Paulo.

Skaf em Ourinhos – Paulo Skaf, pré-candidato do PMDB a governador de SP, assiste à apresentação da Orquestra Bachiana do Sesi/SP, sob a regência do maestro João Carlos Martins, em Ourinhos, interior paulista.
Índice de satisfação – Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico divulga Índice da Vida Melhor, que mede a satisfação das populações.

 

3ª feira (10.jun.2014)
Dilma com PDT e PMDB – presidente Dilma Rousseff deve participar das convenções nacionais do PDT e do PMDB que selarão o apoio à sua candidatura à reeleição. A convenção do PMDB ocorre no auditório Petrônio Portela, no Senado, e a do PDT na sede da legenda em Brasília.

Aécio em Minas – Aécio Neves, pré-candidato do PSDB a presidente da República, participa da convenção do diretório mineiro do partido que formaliza a candidatura de Pimenta da Veiga ao governo do Estado.

Convenções – a partir desta data, todos os partidos estão liberados para realizar as convenções que oficializam seus candidatos nas eleições de outubro.

Políticos no rádio e na TV – também a partir desta data as televisões e rádios estão proibidas de veicular programas apresentados ou comentados por candidatos, até o dia da eleição.

Eduardo e o comércio exterior – Eduardo Campos, pré-candidato do PSB a presidente da República, apresenta palestra na Câmara de Comércio Brasil-EUA em São Paulo.

Lula em SP  – ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa do LAC Global Summit, fórum de negócios na capital paulista.

Paulo Roberto Costa no Senado – ex-diretor de Abastecimento da Petrobras presta depoimento à CPI da Petrobras no Senado. Às 10h15.

CPI do Metrô de SP – Humberto Costa, líder do PT no Senado, tenta instalar a CPI Mista do Metrô de SP para investigar acusações de cartel e pagamento de propinas relacionadas à companhia.

Fifa reunida – organização realiza seu 64º Congresso, em São Paulo. Até 4ª feira (11.jun.2014).

Direito de resposta – plenário de Senado analisa projeto de lei que disciplina o direito de resposta às pessoas que se sentirem ofendidas por informações divulgadas pelos meios de comunicação.

Bruno Dantas no TCU – Câmara dos Deputados vota indicação de Bruno Dantas, consultor da Companhia Siderúrgica Nacional, para o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União. A votação estava incialmente prevista para semana passada, mas foi adiada.

Paim na Câmara – José Henrique Paim, ministro da Educação, participa de mesa-redonda na Comissão do Esporte da Câmara sobre a presença do esporte na educação.

Campelo no CNJ – Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado sabatina Emmanoel Campelo de Souza Pereira e analisa sua recondução ao Conselho Nacional de Justiça.

Liberdade de culto – seguidores do Candomblé e da Umbanda realizam protesto na Praça dos Três Poderes, em Brasília, contra a “intolerância religiosa das emissoras de rádio evangélicas” e o “tratamento preconceituoso do Poder Judiciário”.

Assembleia da CET – agentes da CET na capital paulista realizam assembleia e podem decidir paralisar suas atividades.

PSD na TV – legenda apresenta programa em rede nacional de rádio e televisão. No rádio, das 20h às 20h10, e na TV, das 20h30 às 20h40.

PT na TV – legenda tem 3 minutos de propaganda em rádio e televisão, divididos em inserções de 30 segundos ou 1 minuto.

Agronegócios – IBGE apresenta resultado do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola.

Economia – IBGE apresenta sua Pesquisa de Estoques.

 

4ª feira (11.jun.2014)
Coligações do PSB – Eduardo Campos, pré-candidato do PSB a presidente da República, comanda reunião da Executiva Nacional do PSB, em SP, sobre as coligações nos Estados.

Graça Foster no Congresso – presidente da Petrobras presta depoimento à CPI Mista da Petrobras. Às 14h.

Repasse para municípios – Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado analisa proposta que aumenta em 2 pontos percentuais o repasse do IR e do IPI para o Fundo de Participação dos Municípios.

Inibidores de apetite – Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado analisa projeto de lei que suspende resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e libera a venda de inibidores de apetite.

Emprego – IBGE apresenta resultado da Pesquisa Industrial Mensal sobre Emprego e Salário. FGV também divulga o Indicador Antecedente de Emprego e o Indicador Coincidente de Desemprego.

Inflação – FGV apresenta resultado do IPC-C1.

Serviços – FGV divulga a Sondagem de Serviços.

Ideli na Suíça – Ideli Salvatti, ministra dos Direitos Humanos, participa em Genebra de reunião da Organização Internacional do Trabalho que aprova convenção sobre trabalho escravo.

Livro de Miriam – jornalista Miriam Leitão lança o romance “Tempos Extremos”, na Livraria Leitura, no Shopping Píer 21, em Brasília. Às 19h30.

 

5ª feira (12.jun.2014)
Abertura da Copa do Mundo – cerimônia de abertura da Copa do Mundo no Brasil, no Itaquerão, em São Paulo. Brasil enfrenta a Croácia às 17h. A presidente Dilma Rousseff e o presidente da Fifa, Jospeh Blatter, estarão no estádio acompanhados de autoridades de diversos países.

André Penner/AP - 1.jun.2014

Dilma e Bachelet – de manhã, antes de viajar para SP, a presidente Dilma Rousseff reúne-se com a presidente do Chile, Michelle Bachelet, em Brasília.

Expediente em órgãos públicos – Supremo Tribunal Federal, Senado Federa, Câmara dos Deputados e órgãos da administração federal trabalham em regime de meio-expediente, somente no período da manhã.

Feriado em SP – feriado municipal na capital paulista.

Campos e os bispos – Eduardo Campos, pré-candidato do PSB a presidente da República, reúne-se com o Conselho da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), em Brasília.

Protestos na Copa – central sindical Conlutas organiza passeata com concentração às 10h na sede do Sindicato dos Metroviários de SP, no Tatuapé, capital paulista.

Funcionalismo – Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Federal planeja realizar atos por reajuste salarial.

Comércio – IBGE divulga resultado da Pesquisa Mensal de Comércio.

Indústria – FGV divulga a Sondagem da Indústria.

PR na TV – legenda tem 5 minutos de propaganda em rádio e televisão, divididos em inserções de 30 segundos ou 1 minuto.

 

6ª feira (13.jun.2014)
Dilma e Lula em Pernambuco – presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participam de ato político em Recife em apoio à candidatura de Armando Monteiro Neto (PTB) ao governo do Estado.

Lula no Piauí – ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa de convenção do PT do Piauí que lança a candidatura de Wellington Dias ao governo do Estado.

Bachelet no Mato Grosso – Michelle Bachelet, presidente do Chile, acompanha o jogo da seleção de seu país contra a Austrália, em Cuiabá.

 

Sábado (14.jun.2014)
Aécio, candidato – tucanos realizam convenção nacional que sela a candidatura de Aécio Neves a presidente da República. Há expectativa quanto à escolha do vice de Aécio.

Pastor Everaldo, candidato – partido realiza convenção nacional em SP para formalizar a candidatura de Pastor Everaldo Pereira a presidente da República.

Eduardo Jorge, candidato – partido realiza convenção nacional para formalizar a candidatura de Eduardo Jorge à Presidência da República. Na sede da legenda em Brasília.

Skaf, candidato – PMDB de SP realiza convenção estadual para formalizar a candidatura de Paulo Skaf ao governo paulista. No Expo Barra Funda, em SP.

Campos na Bahia e em Goiás – Eduardo Campos, pré-candidato do PSB a presidente da República, participa do Congresso Estadual do PSB em Salvador que formaliza a candidatura de Lídice da Mata ao governo e de Eliana Calmon ao Senado. Em seguida, participa do Congresso Estadual do PSB em Goiânia que sela a candidatura de Vanderlan Cardoso ao governo.

Marigoni, candidato – PSOL de SP realiza convenção que formaliza a candidatura de Gilberto Maringoni ao governo do Estado.

PR na TV – legenda tem 5 minutos de propaganda em rádio e televisão, divididos em inserções de 30 segundos ou 1 minuto.

Afeganistão vota – país elege seu novo presidente.

 

Domingo (15.jun.2014)
Campos no DF e em Pernambuco – Eduardo Campos, pré-candidato do PSB a presidente da República, participa, de manhã, do Congresso Estadual do PSB em Brasília. À tarde, segue para o congresso do PSB em Pernambuco.

Padilha, candidato – PT de SP realiza convenção estadual para formalizar a candidatura de Alexandre Padilha ao governo paulista. No Estádio da Portuguesa.

Colômbia vota – país realiza 2º turno das eleições presidenciais. Disputam o cargo o atual presidente, Juan Manuel Santos, e o opositor Óscar Zuluaga.

 

O blog está no Twitter e no Facebook.