Na TV, Dilma faz comercial sobre Aécio ter recusado teste do bafômetro
Fernando Rodrigues
Filme vai ao ar menos de 24 horas depois que assunto foi abordado em debate
Demorou menos de 24 horas para que Dilma Rousseff colocasse no ar um comercial citando o episódio no qual Aécio Neves uma vez foi barrado numa blitz e se recusou a fazer o teste do bafômetro. O assunto foi abordado pela primeira vez pela presidente no debate organizado pelo UOL, SBT e rádio Jovem Pan na 5ª feira (16.out.2014).
O filme de 30 segundos, batizado de “O que será”, tem um locutor perguntando várias vezes “o que será que Aécio tem para esconder?”.
Uma das perguntas é assim:
''Aécio diz que combate os privilégios dos políticos, mas se recusou a fazer o bafômetro quando foi pego na blitz… O que será que Aécio tem para esconder?” (assista abaixo).
Esse caso do bafômetro ocorreu no Rio de Janeiro em 17.abr.2011. Na ocasião, Aécio era senador e o assunto teve breve repercussão na mídia. Na atual campanha, não havia sido mencionado nas propagandas de TV nem nos debates, até o encontro promovido por UOL, SBT e Jovem Pan.
Provocado pela presidente, Aécio respondeu que trazer o assunto ao debate era “desespero” e se disse arrependido de não ter feito o teste do bafômetro.
Segundo pesquisas internas do PT, cerca de 90% dos eleitores desconheciam o episódio envolvendo Aécio. A narrativa interna na campanha petista é que isso nada teria a ver com campanha negativa.
Eis o que o Blog ouviu: “Imagine nos Estados Unidos, se um candidato a presidente tivesse passado por algo assim? Seria noticiado por toda a mídia ou não? Os eleitores dos EUA tomariam conhecimento do caso? É isso o que estamos fazendo: dando o direito ao eleitor de saber a respeito de um fato, que não tem nada de inventado”.
A seguir, o roteiro do comercial:
Locutor: “O que será que Aécio tem para esconder?
Aécio diz que vai tomar medidas impopulares para equilibrar a economia, mas não diz quais são elas.
[pessoa coloca na mesa um papel onde está escrito ''medidas impopulares'']
Aécio diz que vai enxugar a máquina pública, mas não diz quantas pessoas vai demitir.
[pessoa abre cartão onde está escrito ''enxugar'' e ''demitir'']
Ele defende a meritocracia, mas, aos 25 anos, foi indicado pelo primo para a diretoria da Caixa.
[pessoa abre cartão onde está escrito ''meritocracia'' e ''nepotismo'']
Aécio diz que combate os privilégios dos políticos, mas se recusou a fazer o bafômetro quando foi pego na blitz.
[pessoa alterna telas em um tablet onde está escrito ''combater privilégios'' e ''desfrutar privilégios'']
O que será que Aécio tem para esconder?”