Blog do Fernando Rodrigues

PMDB volta a colocar Marta em destaque nos seus comerciais na TV

Fernando Rodrigues

Pré-candidata a prefeita de São Paulo, senadora domina inserções

Ex-petista também terá exposição grande no programa de 5ª feira

Michel Temer prega “união'' e ''debate” em comercial do PMDB

Renan Calheiros defende lista de projetos que propôs em 2016

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Senadora Marta Suplicy (SP) em comercial do PMDB

A senadora Marta Suplicy (SP) dominará as inserções do PMDB  na TV aberta, que vão ao ar nesta 3ª e 5ª feiras e sábado (23, 25 e 27.fev.2016).

Pré-candidata à Prefeitura de São Paulo, Marta aparecerá em pelo menos 3 inserções do partido, uma nacional e duas que vão ao ar apenas em São Paulo. No programa nacional, a peemedebista critica o desemprego na cidade governada atualmente por Fernando Haddad (PT).

Nas peças locais, tenta se consolidar principal opositora na corrida paulistana. Em um dos comerciais, faz críticas à situação da saúde pública.  No outro, a senadora refere-se a São Paulo como uma “cidade de inovações” e cita a criação do Bilhete Único e dos CEUs (Centros Educacionais Unificados), projetos implementados em seu mandato como prefeita da capital, de 2001 a 2004.

Presidente nacional do partido e em campanha pela reeleição na convenção nacional da legenda, em março, Michel Temer também aparece nas inserções. O vice-presidente da República diz ser preciso renovar o PMDB –embora ele próprio esteja à frente da legenda há uma década e meia. Fala que o partido pode  “mudar o estado em que as coisas estão” e cita que o diálogo deve ser realizado com o intuito de “manter e ampliar as conquistas sociais”.

Em sua aparição, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), defende a Agenda Brasil, um conjunto de projetos de lei patrocinados por ele em 2015, como forma de o país reativar a economia. A agenda é apresentada como uma iniciativa para “retomar o crescimento e promover uma ampla convergência em relação ao futuro do país”.

Eis os vídeos, cuja criação e produção são da agência Pública Comunicação, com direção do publicitário Elsinho Mouco:

SUJEITO OCULTO
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), não gravou nenhum comercial exclusivo de 30 segundos como Marta, Temer e Renan. Ele aparecerá somente no programa mais longo, de 10 minutos, que será veiculado em rede nacional pelo PMDB nesta 5ª feira, às 20h30.

A peça deve apresentar de 10 a 12 pré-candidatos peemedebistas a prefeituras importantes. Quem voltará a figurar com destaque é Marta Suplicy. Ela será a penúltima a falar, antes de Michel Temer encerrar o programa.

AS FACÇÕES DO PMDB
Os comerciais partidários servem no Brasil como sinalização sobre quem está mandando num determinado partido. No caso do PMDB, as inserções de 30 segundos e o programa longo, de 10 minutos, indicam que a legenda tem hoje 2 vértices principais de poder.

De um lado, ao centro e sempre flertando com a oposição ao governo, está o vice-presidente da República, Michel Temer. Do outro, também ancorado no centro, mas sempre pendendo mais para o lado do Palácio do Planalto, está Renan Calheiros.

Marta Suplicy aparece em meio a essas duas facções, de maneira híbrida, pois tem boa relação política tanto com Temer como com Renan. Ela, uma ex-petista, incorpora uma estratégia do PMDB para se reapresentar como partido com alguma aspiração de chegar ao poder sozinho.

O PMDB (antes MDB) ajudou o Brasil a sair da ditadura militar (1964-1985), mas nunca chegou à Presidência da República numa eleição direta.

Por fim, os comerciais do PMDB na TV e no rádio nesta semana também são a comprovação de como o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, perdeu poder dentro da legenda. Afinal, ele ocupa o 3º cargo na hierarquia da República –mas ficará sem destaque nas propagandas partidárias.

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