Dilma ataca governo FHC em discurso
Fernando Rodrigues
presidente diz que governo tucano privatizou e ''torrou patrimônio público para pagar dívida, e ainda terminou por gerar monopólios, privilégios, frete elevado e baixa eficiência''
No seu pronunciamento em rede nacional de TV para comemorar o 7 de Setembro, a presidente Dilma Rousseff atacou fortemente o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).
Dilma falava sobre o seu plano de concessões de serviços públicos à iniciativa privada. Afirmou que será “um novo tipo de parceria” e “que trará benefícios para todos os setores da economia e para todo o povo brasileiro”.
Aí veio a pancada em FHC: “Ao contrário do antigo e questionável modelo de privatização de ferrovias, que torrou patrimônio público para pagar dívida, e ainda terminou por gerar monopólios, privilégios, frete elevado e baixa eficiência, o nosso sistema de concessão vai reforçar o poder regulador do Estado para garantir qualidade, acabar com os monopólios, e assegurar o mais baixo custo de frete possível”.
Esse é mais um capítulo da troca de acusações entre Dilma e FHC, que começou na semana passada. FHC escreveu um artigo atacando Lula. Dilma respondeu em nota oficial.
Pelo jeito, vai ficar no passado a relação amena entre Dilma e FHC. É no mínimo incomum que a presidente da República use uma rede nacional de TV para festejar o 7 de Setembro e ataque tão duramente o governo passado de um partido adversário.
Está em jogo, é claro, a sucessão de 2014.