Blog do Fernando Rodrigues

PT e PSB são vencedores; PSDB se fragiliza

Fernando Rodrigues

um balanço preliminar sobre as eleições municipais de 2012

O PT e o PSB saem mais fortes das eleições municipais. Embora menor em tamanho, e até por isso conseguiu avançar mais, o PSB teve mais sucesso do que o PT.

O PSDB está mais frágil. Poderá minimizar esse fato com vitórias em disputas de segundo turno para as quais a legenda se qualificou – sobretudo em São Paulo.

Partidos que perderam em tamanho e devem fazer uma autocrítica: PMDB, PP, PDT, PTB e DEM. O Democratas é o que enfrenta a maior crise, pois perdeu mais de 200 prefeituras e quase 5 milhões de votos se comparado ao que obteve em 2008.

Outras leituras destas eleições municipais:

Reeleição não garante vitória – os críticos da possibilidade de reeleição acham que esse modelo dá vitória na certa para quem está no cargo e tenta mais um mandato. A tese não se sustenta em grandes centros. Nas capitais, 8 prefeitos tentaram se reeleger. Só 4 tiveram sucesso. Outros 3 foram ao segundo turno e 1 perdeu já no primeiro.

PT continua no ciclo de crescimento – o Partido dos Trabalhadores é a única legenda entre as de médio e grande porte que a cada eleição para prefeito sempre sai maior do que entrou. Agora, passou dos 600 prefeitos.

PSD substitui DEM – o partido criado pelo prefeito Gilberto Kassab disputou suas primeiras eleições e já ocupa a 4ª colocação em número de prefeitos eleitos e a 6ª posição em número de votos nas cidades. O PSD virou um ator relevante na política brasileira.

DEM definha – a grande aposta do Democratas agora é vencer a disputa pela Prefeitura de Salvador no segundo turno. A legenda que um dia já foi PFL (um braço dissidente da antiga Arena, que sustentou a ditadura militar) parece estar quase sem saída a não ser tentar a fusão com alguma outra de tamanho similar.

O efeito do mensalão – por décadas muita gente ainda vai discutir se o julgamento do mensalão influiu ou não nas eleições de 2012. O mais sensato é acreditar que algum efeito houve. Em São Paulo, o Datafolha apurou que 19% dos paulistanos disseram ter trocado de voto por causa do mensalão. Também em São Paulo, mostraram as urnas, 3 em cada 10 eleitores se abstiveram, votaram nulo ou branco. Foi por causa do mensalão? Não se sabe ao certo, mas algum deve ter havido.

Sobre São Paulo, quatro análises:

José Serra (PSDB) teve sua pior votação das últimas 4 eleições em SP.

Fernando Haddad (PT) registrou a 3ª pior votação do PT na cidade.

Celso Russomanno (PRB) teve mais de 1 milhão de votos. Ou seja, foi mais votado do que bem mais da metade dos prefeitos brasileiros em cidades pequenas. Resta saber o que fará com esse patrimônio

Gabriel Chalita (PMDB) recolocou o seu partido numa disputa relevante na cidade de São Paulo. Pode ser uma opção para reconstruir a imagem peemedebista também no Estado.

O blog está no Twitter e no Facebook.