Taques (PDT) tem apoio do PSDB contra Renan (PMDB)
Fernando Rodrigues
Senador do Mato Grosso é o único candidato de oposição à Presidência do Senado…
…Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) desistiu de concorrer ao cargo.
PSB, com seus 4 senadores, também deve apoiar Pedro Taques
A bancada de senadores do PSDB decidiu apoiar a candidatura de Pedro Taques (PDT-MT) a presidente do Senado. A decisão foi tomada em reunião na tarde de hoje (31.jan.2013).
O adversário de Taques deve ser apenas Renan Calheiros (PMDB-AL), apoiado pelo PT e pela presidente Dilma. Apesar de trabalhar nos bastidores para presidir a Casa, Calheiros adeixou para admitir publicamente que é candidato só hoje (31.jan.2013).
Taques será o único candidato de oposição. Ele tem, além do próprio voto, o apoio de poucos senadores, que não chegam a representar metade do Senado (formado por 81 políticos). Entre seus eleitores declarados estão os outros 4 senadores do PDT e, em tese, os 11 tucanos –não está claro se a posição oficial do PSDB resultará em 11 votos contra Renan.
No começo da noite de hoje, o PSB também decidiu dar apoio a Pedro Taques. Serão 4 votos, se toda a bancada honrar o compromisso na hora da escolha, que é secreta.
Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), que desistiu da disputa e é o único integrante de seu partido no Senado, apoia Pedro Taques. Há também alguns dissidentes do PMDB que não votarão em Renan Calheiros.
Ao todo, a candidatura de Renan espera ter na faixa de 50 a 70 votos. Já o oposicionista Taques imagina ter condições de chegar a 20 votos.
A eleição será nesta sexta-feira, 1.fev.2013, a partir das 10h da manhã.