Blog do Fernando Rodrigues

Nike veta imprimir nomes de políticos em camisa da seleção brasileira

Fernando Rodrigues

Site da empresa vende peças com nomes ou frases nas costas

Programa tem lista de palavras proibidas pela Nike

“Dilma”, “Aécio” e ''Lula'' são vetados; ''Alckmin'' e''Pezão'', liberados

(Leia o post acima atualizando o caso da Nike)

A empresa de artigos esportivos Nike vende, em seu site, camisas personalizadas da seleção brasileira de futebol com o nome do comprador grafado nas costas.

O mimo não serve para todos os cidadãos. Alguns nomes foram banidos pela empresa. Entre eles, ''Lula'', ''Dilma'' e ''Aécio''.

Por R$ 184,70, “João” poderia comprar sua camisa. “Eduardo” e “Adriana'', também. Mas os nomes dos políticos acima, o sistema não permite. Informa ser uma “palavra não disponível para personalização” (imagem abaixo).

lula2

A restrição não atinge candidatos às eleições estaduais. ''Alckmin'' (imagem abaixo), ''Pezão'' e ''Agnelo'' estavam liberados na manhã desta 6ª feira (11.jul.2014).

alckmin

Preocupada com a exploração da imagem da camisa amarelinha, a Nike monitora as mensagens e bloqueia frases com conteúdo que julga ser político.

Na manhã de 5ª feira (10.jul.2014), o sistema permitia encomendar camisas com a inscrição ''Dilma'' e ''Aécio''. “Fora PSDB” e “Fora Aécio” também podiam ser escritos na camisa, mas não “Fora PT” e “Fora Dilma”. A distinção foi notada por pessoas na internet, como o usuário do Twitter Carlinhos Troll. À tarde, todos essas expressões estavam vetadas.

Qualquer frase contendo a sigla “CBF” também é barrada pelo sistema da Nike.

O Blog conseguiu simular camisas personalizadas com as frases “Vota Dilma” e “Vota Aécio” na manhã de 5ª feira. Algumas horas depois, ambas estavam proibidas.

A Nike informa que proíbe mensagens ofensivas ou com conteúdo político, religioso, racista ou criminoso em seu serviço de personalização.

Esse veto só vale para quem compra a camisa oficial da seleção brasileira de futebol no site da Nike. A empresa nada pode fazer se o consumidor comprar a peça sem nenhuma inscrição nas costas e ir numa loja especializada solicitar a inclusão de um nome ou frase.

P.S.: Na tarde desta 6ª feira a Nike recuou e liberou a confecção de camisas com o nome de políticos.

O blog está no Twitter e no Facebook.