Blog do Fernando Rodrigues

Dilma tem maior rejeição e menor aprovação entre candidatos à reeleição

Fernando Rodrigues

Na comparação com FHC (1998) e Lula (2006), a petista larga em pior situação

Última pesquisa pré-TV mostra oposição com melhor marca histórica em ano reeleitoral

Dilma Rousseff melhorou a avaliação de seu governo na pesquisa Datafolha divulgada hoje (18.ago.2014), mas ela começa a propaganda eleitoral em rádio e TV (amanhã) numa situação mais adversa do que os outros dois presidentes que tentaram (e conseguiram) se reeleger até hoje no Brasil.

Os dados comparativos são do Datafolha. Dilma tem um governo rejeitado por 23% e aprovado por 38% dos brasileiros. Parece bom, mas não quando se observa cenários de anos de reeleição anteriores.

Em 2006 nesta mesma época, o governo do petista Lula era rejeitado por 18% e aprovado por 45%.

Também neste momento pré-propaganda na TV, em 1998, o tucano FHC tinha uma taxa de rejeição de 18% para sua administração, e um percentual de aprovação de 39%.

Lula e FHC foram reeleitos. Eis os dados na tabela:

Comparacao-Aprova-Desaprova-governos-pre-TV-ago2014

REJEIÇÃO AO CANDIDATO
Quando se compara a rejeição aos candidatos que tentaram a reeleição ao Planalto com a de Dilma hoje, a petista também está em desvantagem neste momento imediatamente antes do início da propaganda na TV. Segundo o Datafolha, 34% dos eleitores dizem que não votariam nela de jeito nenhum.

Em 2006, a aversão ao candidato Lula era de 29%. Em 1998, só 21% rejeitavam FHC. Eis os dados:

Comparacao-Rejeicaocandidatos-pre-TV-ago2014INTENÇÃO DE VOTOS
Quando se trata de intenção de votos, mais notícias desagradáveis para Dilma Rousseff. Hoje, diz o Datafolha, 36% votariam para reeleger a petista.

Em 2006, Lula entrou na propaganda eleitoral com uma taxa de intenção de votos de 47%. Em 1998, FHC tinha 42% nesta mesma época.

Como não poderia deixar de ser, os votos neste ano estão mais dentro do grupo de oposição. Aécio Neves (PSDB), Marina Silva (PSB) e Pastor Everaldo (PSC), os 3 principais adversários de Dilma, têm 44%.

Em 2006, os 3 adversários diretos de Lula somavam apenas 37%. E em 1998, o grupo anti-FHC tinha, somado, também 37%.

A má notícia para a oposição é que os votos dos 2 principais candidatos (Aécio e Marina) estão no mesmo patamar de 20%. Isso significa que possivelmente eles também terão de se atacar entre si, gastando uma energia que talvez preferissem usar para derrotar a candidata governista.

E sobre Aécio Neves, outro dado histórico negativo: ele é o tucano que entra no horário eleitoral de rádio e de TV com a pior taxa de intenção de votos nos últimos 12 anos. Está apenas melhor do que José Serra, que nesta mesma época, em 2002, tinha 13%.

Os dados estão na tabela a seguir:

Comparacao-Intencao-voto-candidatos-pre-TV-ago2014O blog está no Twitter e no Facebook.