Blog do Fernando Rodrigues

Desafio de Dilma é manter ganho eleitoral durante a “ressaca” do pós-Copa

Fernando Rodrigues

A pesquisa Datafolha realizada nos dias 1 e 2 de julho trouxe boas notícias para Dilma Rousseff na corrida presidencial. Ela variou de 34% para 38% em um mês e foi a candidata com melhor desempenho nos últimos 30 dias (leia os números gerais no gráfico ao final deste post).

A petista parece ter se beneficiado do clima positivo que se instalou no país com a Copa do Mundo de Futebol da Fifa, uma megaevento inédito para o Brasil.

Mas a Copa do Mundo vai acabar. As propagandas estatais autolaudatórias também terão de sair do ar agora neste segundo semestre de 2014. Centenas de milhares de estrangeiros vão embora do Brasil daqui a duas semanas.

Haverá uma certa ressaca pós-Copa. Os estádios agora lotados serão frequentados por plateias mais minguadas. Por exemplo, quantos torcedores terá um confronto entre Internacional X Chapecoense no Beira-Rio durante a retomada do Campeonato Brasileiro? Ou Botafogo X Criciúma no Maracanã?

Embora a pesquisa Datafolha tenha mostrado uma melhora geral no humor dos brasileiros, basta olhar os indicadores econômicos para notar que não houve fatos relevantes que sustentem uma inversão total de expectativas.

Também é necessário lembrar que no período pré-Copa o mau humor geral que havia se instalado no país não derivava (como quer fazer crer o PT) apenas da mídia. O Brasil está, tudo indica, crescendo menos do que no ano passado.

A pergunta agora, portanto, é a seguinte: passado o fato gerador do atual clima positivo (a Copa), como será o desempenho de Dilma Rousseff? Até porque, neste mês de julho e até quase o final de agosto o governo não mais pode fazer propagandas para se autopromover –e ainda não estarão no ar os comerciais eleitorais.

Há um deserto de aproximadamente 30 dias a ser atravessado por Dilma Rousseff e pelos demais candidatos.

Se a presidente se mantiver no patamar em que está, o marketing poderá ajudar muito a partir do final de agosto. Mas até lá é quase só com ela.

O ponto de interrogação vale também para os candidatos de oposição: como vão fazer para aparecer e melhorar seus desempenhos, muito inferiores ao de Dilma? É um mistério.

Datafolha-1-2julho2014

TODAS AS PESQUISAS AQUI
E não se engane com os números das pesquisas eleitorais. Só aqui neste Blog você encontra a mais completa página de pesquisas eleitorais da internet brasileira, com levantamentos de todos os institutos desde o ano 2000. É possível consultar os cenários do 1º turno de 2014 para as disputas de presidente, governador e senador e do 2° turno de 2014 para presidente e governador.

O blog está no Twitter e no Facebook.