Poder e Política na semana – 24.fev a 2.mar.2014
Fernando Rodrigues
Nesta semana, um racha na coalizão dilmista acentua a queda de braço entre o governo e o PMDB e o Supremo pode concluir o julgamento dos últimos recursos do mensalão.
Na 2ª feira, a presidente Dilma Rousseff está em Bruxelas para a Cúpula Brasil-União Europeia. Na manhã de 4ª feira, vai a Betim (MG) para entregar máquinas agrícolas e, à tarde, participa de inauguração de indústria em Sorocaba (SP). Na 5ª feira, viaja à capital paulista para formatura de alunos do Pronatec.
Reunião no Palácio do Jaburu nesta 2ª feira com a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e o vice-presidente Michel Temer tenta debelar crise na base dilmista. Na 3ª feira, líderes do PMDB e outras 8 legendas da base que formaram um bloco para criar dificuldades ao governo reúnem-se para discutir sua estratégia de atuação.
Na 2ª feira, pré-candidato do PSB à Presidência da República Eduardo Campos apresenta palestra na Federação das Indústrias do Rio. Na 3ª feira, o pré-candidato do PSDB à Presidência Aécio Neves comanda evento no Senado com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e outros expoentes tucanos sobre os 20 anos do Plano Real. Na 5ª feira, Marina Silva participa de debate sobre água e saneamento em São Paulo.
Na 4ª e na 5ª feira o Supremo retoma o julgamento dos embargos infringentes dos réus do mensalão e pode concluir a análise dos últimos recursos do processo.
Na 4ª feira, o Copom (Comitê de Política Monetária) anuncia a nova taxa de juros básica da economia, a Selic.
Nesta semana, em data não definida, Miguel Rossetto deve substituir Pepe Vargas no Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Eis, a seguir, o drive político da semana. Se tiver algum reparo a fazer ou evento a sugerir, escreva para frpolitica@gmail.com.
Segunda-feira (24.fev.2014)
Dilma na Bélgica – presidente Dilma Rousseff vai a Bruxelas para a Cúpula Brasil-União Europeia. O encontro discute um possível acordo comercial entre os europeus e o Mercosul e a ampliação de voos entre Brasil e Europa, entre outros temas.
Jefferson preso – Polícia Federal executa mandado de prisão contra o delator do mensalão, o ex-deputado Roberto Jefferson, na cidade de Levy Gasparian, no interior do Rio. Ele será conduzido à Superintendência da PF, no centro do Rio, e depois para o presídio que for determinado pela Justiça.
Base no Jaburu – vice-presidente Michel Temer e ministra Ideli Salvati, das Relações Institucionais, comandam reunião no Palácio do Jaburu, à noite, com líderes partidários para tentar contornar a crise na base dilmista.
Eduardo Campos no Rio – governador de Pernambuco e pré-candidato do PSB à Presidência da República Eduardo Campos apresenta palestra na Federação das Indústrias do Rio.
Extradição de Pizzolatto – Procurador-geral da República Rodrigo Janot encaminha ao Ministério da Justiça pedido de extradição do ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolatto, condenado no processo do mensalão que fugiu para a Itália. Cabe ao ministério analisar a solicitação e remetê-la para o Itamaraty, que formaliza o pedido para as autoridades italianas.
Randolfe candidato – PSOL lança a pré-candidatura do senador Randolfe Rodrigues (AP) à Presidência da República, com Luciana Genro (RS) na vice. Às 18h, no Clube Transmontano, centro da capital paulista.
Ideli e o helicóptero – Comissão de Ética Pública da Presidência da República decide se aplica advertência à ministra Ideli Salvatti, da Secretaria de Relações Institucionais, pelo uso de um helicóptero conveniado ao Samu (Serviço Móvel de Urgência) para visitar bases eleitorais em Santa Catarina.
Direito à verdade – Comissão Nacional da Verdade e Comissão Estadual da Verdade de SP realizam audiência pública sobre o assassinato de 8 militantes da ALN na capital paulista, em 1972. Agentes públicos foram convocados a depor. Às 10h, na Assembleia Legislativa de SP, com transmissão ao vivo pela internet.
Senador boliviano – vence o prazo da permissão para que o senador boliviano Roger Pinto Molina continue no Brasil. Ele pode solicitar a renovação indefinidamente até que o Conare (Comitê Nacional para os Refugiados) decida sobre seu pedido de refúgio.
Saúde pública – Conselho Federal de Medicina lança estudo sobre os investimentos do governo federal na Saúde. O objetivo é pressionar o Congresso para aprovar projeto de iniciativa popular que determina o investimento mínimo de 10% da receita bruta da União no setor.
Diretas-Já – Senado realiza sessão comemorativa aos 30 anos do comício inaugural da Campanha Diretas-Já, em 12 de janeiro de 1984, em Curitiba, quando 50 mil pessoas ocuparam o espaço conhecido como Boca Maldita, no centro da capital paranaense. Às 11h, no plenário do Senado.
Consumo – FGV divulga a Sondagem do Consumidor de fevereiro.
Terça-feira (25.fev.2014)
Dilma e Temer – presidente volta de Bruxelas e deve retomar contatos com o vice-presidente Michel Temer sobre a reforma ministerial.
Blocão contra Dilma – líderes do PMDB e outras 8 legendas da coalizão dilmista que formaram um bloco para criar dificuldades ao governo no Congresso reúnem-se para discutir sua estratégia de atuação. O líder do governo na Câmara, deputado Vicentinho (PT-SP), tenta conter os ânimos do grupo.
Taxa Selic – Copom (Comitê de Política Monetária) reúne-se em Brasília para definir a nova a nova taxa de juros básica da economia. O encontro termina na 4ª feira (26.fev.2014). A Selic está hoje em 10,5% e a expectativa do mercado é de uma nova alta de 0,25 ponto percentual.
Tucanos e Plano Real – senador e pré-candidato do PSDB à Presidência da República Aécio Neves comanda sessão especial no Senado em homenagem aos 20 anos do Plano Real, com a presença do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, expoentes tucanos e economistas. Em sua campanha ao Planalto, Aécio pretende resgatar as realizações de FHC.
Lula e Castros – ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reúne-se em Cuba os irmãos Castro. Na pauta, a crise na Venezuela e seu impacto nos países da América Latina. Lula retorna ao Brasil na 5ª feira (27.fev.2014).
Deputado do castelo de volta – Edmar Moreira (PTB) (foto abaixo) assume a vaga de deputado por Minas Gerais aberta com a renúncia do tucano Eduardo Azeredo, denunciado pelo mensalão mineiro.
Dirceu presta depoimento – ex-ministro José Dirceu presta depoimento à Vara de Execuções Penais do DF, por videoconferência, na sindicância que investiga se ele usou um celular na penitenciária da Papuda. A suspeita interrompeu a análise do pedido do petista para trabalhar fora do presídio.
Dívida – Tesouro Nacional divulga resultados da dívida pública federal em janeiro.
Plataformas da Petrobras – Conselho de Administração da Petrobras discute a suspeita de que a companhia teria inaugurado plataformas inacabadas por pressão política para melhorar o saldo da balança comercial e dar satisfações ao mercado.
Trabalho para dependentes químicos – governo de SP anuncia parceria entre as secretarias da Justiça e do Trabalho para oferecer vagas de emprego na administração pública a dependentes químicos. O programa tenta fazer frente a ação semelhante adotada pelo petista Fernando Haddad na Cracolândia da capital paulista.
Conselhos reunidos – Brasília sedia o 3º Encontro Nacional de Conselhos de Desenvolvimento Econômico e Social. Representantes dos 25 conselhos atuais (1 federal, 10 estaduais e 14 municipais) reúnem-se no Centro de Convenções Ulysses Guimarães para debater participação social e metodologias de diálogo.
Simuladores em autoescolas – Câmara pode analisar projeto que suspende os efeitos de resolução do Conselho Nacional de Trânsito que exige o uso de simuladores pelas autoescolas.
Pensão alimentícia – Câmara deve votar emenda ao projeto do novo Código do Processo Civil que mantém a prisão fechada para o devedor de pensão até o pagamento dos atrasados.
Rolezinhos – representantes do governo federal reúnem-se com empresários de shoppings em São Paulo para debater a segurança dos estabelecimentos.
Inflação na construção civil – FGV divulga o INCC e a Sondagem da Construção de fevereiro.
Quarta-feira (26.fev.2014)
Dilma em Minas e no interior paulista – presidente Dilma Rousseff vai a Betim (MG), de manhã, para entrega de máquinas agrícolas. À tarde, participa da solenidade de abertura de uma indústria da ABB em Sorocaba (SP).
Mensalão petista – Supremo Tribunal Federal retoma o julgamento dos embargos infringentes apresentados por réus do mensalão petista. O relator dos recursos, ministro Luiz Fux, abre a sessão lendo o seu voto.
Taxa Selic – Copom (Comitê de Política Monetária) anuncia a nova taxa de juros básica da economia.
Leão – Receita Federal libera o download do programa de declaração do Imposto de Renda 2014.
Comissões da Câmara – deputados instalam as 22 comissões permanentes da Casa e escolhem o presidente e os 3 vice-presidentes de cada colegiado. Na Comissão de Direitos Humanos há 3 concorrentes do PT à Presidência: Nilmário Miranda (MG), Assis do Couto (PR) e Erika Kokay (DF). Jair Bolsonaro (PP-RJ) diz que tentará uma candidatura avulsa.
Indústria – FGV divulga a Sondagem da Indústria de fevereiro.
Emprego – Dieese apresenta resultados de sua pesquisa sobre emprego e desemprego.
Quinta-feira (27.fev.2014)
Dilma em SP – presidente Dilma Rousseff participa de formatura de alunos do Pronatec na capital paulista.
Mensalão petista – Supremo Tribunal Federal retoma o julgamento dos embargos infringentes apresentados por réus do mensalão.
Mensalão tucano – último dia do prazo para o ex-deputado federal Eduardo Azeredo (PSDB-MG) apresentar suas alegações finais no processo do mensalão mineiro. O ministro relator, Roberto Barroso, ainda decidirá se o processo continua a tramitar no Supremo ou deve retornar à primeira instância devido à renúncia do tucano.
Marina em SP – líder do Rede Sustentabilidade participa de roda de conversa sobre água e saneamento no Instituto Democracia e Sustentabilidade, na capital paulista. Às 9h.
Contas públicas – IBGE divulga resultado das Contas Nacionais no 4o trimestre de 2013.
Juniti e os caças – comandante da Aeronáutica Juniti Saito participa de audiência pública das comissões de Relações Exteriores da Câmara e do Senado sobre a decisão do governo brasileiro de adquirir 36 caças Gripen, da fabricante sueca Saab, para reequipar a Força Aérea Brasileira.
PMDB na TV – legenda apresenta programa em rede nacional de rádio e televisão. No rádio, das 20h às 20h10, e na TV, das 20h30 às 20h40.
Inflação – FGV divulga o IGP-M de fevereiro.
Serviços – FGV apresenta resultado da Sondagem de Serviços de fevereiro.
Sexta-feira (28.fev.2014)
Comércio – FGV apresenta resultados da Sondagem do Comércio de fevereiro.
Inflação – IBGE divulga o Índice de Preços ao Produtor da indústria de transformação.
Sábado (1º.mar.2014)
PV na TV – partido tem 5 minutos de propaganda em rádio e televisão, divididos em inserções de 30 segundos ou 1 minuto.