Poder e Política na semana – 21 a 27.abr.2014
Fernando Rodrigues
Nesta semana, Eduardo Campos e Marina Silva iniciam viagens pelo país e a Câmara e o PT decidem o futuro do deputado André Vargas.
A presidente Dilma Rousseff reúne-se na 3ª feira com Mohammed Al Maktoum, emir de Dubai, em Brasíla. Na 4ª feira, abre a Net Mundial, conferência internacional sobre internet, em SP. No evento, Dilma pretende apresentar como trunfo o Marco Civil da Internet, mas sua aprovação no Senado ainda é incerta. Na 5ª feira, Dilma participa da abertura da Arena Pantanal, em Cuiabá, e na 6ª feira inaugura obras no porto de Miritituba, no Pará.
Eduardo Campos, pré-candidato do PSB à Presidência, e sua pré-candidata a vice Marina Silva iniciavam caravana que pretende visitar 150 cidades do país até junho. Na 3ª feira Eduardo Campos vai a Santa Catarina, na 4ª feira ao Paraná, na 5ª feira ao Pará, no sábado ao Amazonas e no domingo ao Maranhão e ao Piauí. Marina participa do evento no Amazonas. O pré-candidato tucano à Presidência Aécio Neves participa na 2ª feira de cerimônia do Dia de Tiradentes, em Ouro Preto (MG).
O deputado André Vargas retorna à Câmara na 3ª feira. Na mesma data, o Conselho de Ética da Casa vota parecer pela abertura de processo disciplinar contra ele e o PT avalia se instaura processo na Comissão de Ética da legenda para averiguar a sua relação com o doleiro Alberto Youssef.
Também na 3ª feira, a ministra do STF Rosa Weber decide se o escopo de uma possível CPI da Petrobras deve ser restrito à estatal, como quer a oposição, ou pode incluir outros temas, como deseja a bancada governista.
O governo federal lança nesta semana duas ofensivas midiáticas: uma campanha para defender o programa Mais Médicos e outra para tentar aumentar o apoio popular à Copa do Mundo.
Também nesta semana, o presidente do STF Joaquim Barbosa deve decidir se o ex-ministro José Dirceu poderá ou não trabalhar fora do presídio da Papuda.
Eis, a seguir, o drive político da semana. Se tiver algum reparo a fazer ou evento a sugerir, escreva para frpolitica@gmail.com.
2ª feira (21.abr.2014)
Aécio em Minas – Aécio Neves, pré-candidato do PSDB à Presidência da República, é orador oficial de cerimônia do Dia de Tiradentes, em Ouro Preto (MG).
Brasília, 54 – capital federal completa 54 anos de sua fundação.
3ª feira (22.abr.2014)
Dilma e Al Maktoum – presidente Dilma Rousseff reúne-se com o sheik Mohammed Bin Rashid Al Maktoum, emir de Dubai e primeiro-ministro dos Emirados Árabes. Em pauta, a instalação de empresas brasileiras no Oriente Médio e acordos na área de defesa. Os Emirados Árabes cogitam comprar aviões Super Tucano, da Embraer. Às 10h, no Palácio do Planalto.
Campos em SC – Eduardo Campos, pré-candidato do PSB à Presidência da República, visita Florianópolis e Chapecó.
Futuro de André Vargas – deputado federal André Vargas (PT-SP) deve reassumir seu mandato na Câmara –ele havia pedido licença por 60 dias, mas decidiu antecipar seu retorno à Casa. O Conselho de Ética da Câmara vota parecer do deputado Júlio Delgado (PSB-MG) que pedirá abertura de processo disciplinar por quebra de decoro contra Vargas. E a Executiva Nacional do PT avalia se instaura processo na Comissão de Ética da legenda para averiguar a relação de Vargas com o doleiro Alberto Youssef. Os petistas querem que o deputado renuncie ao seu mandato.
Petrobras – ministra do STF Rosa Weber, provocada por dois mandados de segurança, um de congressistas da oposição e outro de governistas, decide se o escopo de uma possível CPI da Petrobras deve ser restrito à estatal ou pode incluir outros temas. O Congresso aguarda a decisão de Rosa Weber para decidir que rumo tomar na questão.
Petrobras 2 – comissão externa da Câmara que acompanha investigação de denúncia de suposto pagamento de propina pela empresa holandesa SBM Offshore a servidores da Petrobras reúne-se às 14h.
Marco Civil – Senado debate o projeto do Marco Civil da Internet, já aprovado na Câmara. O governo quer aprovar o texto até 4ª feira (23.abr.2014) para que a presidente Dilma Rousseff o apresente em conferência global sobre a internet que ocorre em São Paulo nessa data. A oposição defende mais debates sobre o projeto.
Dados da Abin – prazo limite para o general José Elito, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, envie informações sobre o a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) à Comissão de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso Nacional. É a primeira vez que a comissão requer dados da Abin. Foram solicitadas informações sobre a execução orçamentária da agência e atividades relacionadas à Copa do Mundo. Os relatórios são sigilosos.
PSDB reunido – executiva nacional do PSDB reúne-se em Brasília. Presidentes dos diretórios estaduais devem aclamar Aécio Neves como nome para a Presidência da República e decidir a data da convenção que formalizará a sua candidatura. Tucanos também discutem as alianças nos Estados e Tasso Jereissati anuncia que será candidato ao Senado pelo Ceará.
Morte de JK – Comissão Nacional da Verdade apresenta relatório sobre as circunstâncias da morte de Juscelino Kubitschek (1902-1976).
50 anos do golpe – Instituto de Química da USP inaugura escultura em homenagem à ex-professora e militante da Ação Libertadora Nacional Ana Rosa Kucinski (1942-1974). Há exatos 40 anos, Ana Rosa foi sequestrada por agentes da ditadura militar e desapareceu. Às 15h.
50 anos do golpe 2 – grupo de pesquisadores do CNPq promove colóquio sobre “A cultura e as artes no regime militar”, na Unesp de Marília. Até 6ª feira (25.abr.2014).
Obama no Japão – Barack Obama, presidente dos EUA, inicia giro pela Ásia. Ele visitará Japão, Coreia do Sul, Malásia e Filipinas até 5ª feira (24.abr.2014).
Advocacia pública – site “Consultor Jurídico” lança anuário da advocacia pública no Brasil. No Unique Palace, em Brasília, às 18h.
Taça da Copa – Maracanã abre exposição da taça da Copa.
PC do B na TV – legenda tem 5 minutos de propaganda em rádio e televisão, divididos em inserções de 30 segundos ou 1 minuto.
4ª feira (23.abr.2014)
Dilma em SP – presidente Dilma Rousseff abre a Net Mundial, conferência internacional sobre internet, em São Paulo, às 9h30. O encontro termina na 5ª feira (24.abr.2014). Às 13h, Dilma pode reunir-se com a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, na inauguração da Casa da Argentina, também em SP.
Sucessão de André Vargas – bancada do PT da Câmara reúne-se para tentar definir um nome de consenso para a Vice-Presidência da Casa, que era ocupada pelo deputado André Vargas (PT-SP).
Campos no PR – Eduardo Campos, pré-candidato do PSB à Presidência da República, visita cidades do interior do Paraná.
Leréia e Cachoeira – plenário da Câmara vota parecer do Conselho de Ética da Casa que recomenda a suspensão por 90 dias do mandato do deputado Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO) (foto abaixo). O tucano é suspeito de ligações ilícitas com o contraventor Carlinhos Cachoeira.
Padilha na TV – Alexandre Padilha, pré-candidato do PT ao governo de SP, aparece em propaganda da legenda veiculada no Estado responsabilizando o governador Geraldo Alckmin pela crise hídrica.
Vaga no TCU – Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil promove debate com os candidatos ao cargo de ministro do Tribunal de Contas da União. Às 10h, na Câmara dos Deputados. A vaga estava inicialmente destinada ao senador Gim Argello (PTB-DF), que desistiu após pressão dos servidores do órgão.
Ativismo pelo mundo – Conferência “TEDxLiberdade” reúne ativistas do Brasil, Uganda, Ucrânia, Inglaterra, Venezuela e Estados Unidos para discutir experiências recentes de mobilização social. No Cine Joia, em SP.
Petrobras – Federação Única dos Petroleiros e seus sindicatos reúnem-se em Brasília para discutir a crise na Petrobras e promovem ato em defesa da estatal.
Lula na Espanha – ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe título de doutor honoris causa da Universidade de Salamanca, na Espanha.
5ª feira (24.abr.2014)
Dilma no Mato Grosso – presidente Dilma Rousseff inaugura Arena Pantanal, em Cuiabá, às 9h. Em seguida, entrega unidades do “Minha Casa, Minha Vida”, assina ordem de serviço para a duplicação das BR-163 e BR-364 e participa de formatura de alunos do Pronatec.
Campos no PA – Eduardo Campos, pré-candidato do PSB à Presidência da República, visita cidades do Pará.
STF julga Collor – está na pauta do Supremo Tribunal Federal julgamento de ação penal contra o senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL), denunciado por falsidade ideológica, peculato e corrupção passiva quando era presidente da República. Segundo a denúncia, Collor teria se envolvido em um esquema de corrupção por meio de contratos de publicidade governamental nos anos de 1991 e 1992.
STF julga políticos – também está na pauta do Supremo a análise de inquéritos contra os deputados Wellington Fagundes (PR-MT), Oziel Oliveira (PDT-BA) e Eliene Lima (PSD-MT).
Defensoria de SP – Defensoria Pública do Estado de SP realiza eleições para defensor público-geral. Disputam o cargo Davi Eduardo Depiné Filho e Rafael Valle Vernaschi. A palavra final caberá ao governador Geraldo Alckmin.
Padilha em Bauru – Alexandre Padilha, pré-candidato do PT ao governo de SP, visita cidades na região de Bauru, Assis e Ourinhos, no interior do Estado. Até 6ª feira (25.abr.2014).
Lula em Portugal – ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reúne-se com o presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, e o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, em Lisboa.
Tesouro – Conselho Monetário Nacional reúne-se em Brasília.
PSC na TV – partido veicula propaganda em rede nacional. No rádio, das 20h às 20h10, e na TV, das 20h30 às 20h40.
PC do B na TV – legenda tem 5 minutos de propaganda em rádio e televisão, divididos em inserções de 30 segundos ou 1 minuto.
6ª feira (25.abr.2014)
Dilma no Pará – presidente Dilma Rousseff vai a Belém para formatura de alunos do Pronatec, às 9h30. Em seguida, inaugura obras no porto de Miritituba, em Barcarena.
Lula em Portugal – ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da celebração dos 40 anos da Revolução dos Cravos, no Museu Oriente, em Lisboa.
Setor elétrico – governo federal realiza leilão emergencial de energia para reduzir a exposição das distribuidoras aos preços da eletricidade no curto prazo.
50 anos do golpe – Comissão Nacional da Verdade realiza audiência pública sobre a violação dos direitos de índios em Dourados (MS), durante a ditadura militar. Na Universidade Federal da Grande Dourados.
Economia – Fundação Getúlio Vargas apresenta resultados da sondagem do consumidor e da construção civil.
Inflação – Fundação Getúlio Vargas divulga o INCC-C de abril.
Sábado (26.abr.2014)
Campos e Marina no Amazonas – Eduardo Campos, pré-candidato do PSB à Presidência, e sua pré-candidata a vice, Marina Silva, participam de encontro regional do PSB e da Rede em Manaus.
Advogados do PDT – legenda realiza encontro de seus assessores jurídicos sobre as regras das eleições deste ano. Na sede do PDT em Brasília.
Jornalismo investigativo – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo promove seminário regional em Belo Horizonte (MG).
PTB na TV – legenda tem 5 minutos de propaganda em rádio e televisão, divididos em inserções de 30 segundos ou 1 minuto.
Domingo (27.abr.2014)
Campos no Nordeste – Eduardo Campos, pré-candidato do PSB à Presidência da República, visita cidades do Maranhão e do Piauí.
Apolo, pré-candidato em Minas – Rede realiza convenção estadual em Minas Gerais para lançar a pré-candidatura de Apolo Heringer Lisboa ao governo estadual. O PSB ainda não fechou sua decisão e cogita apoiar o pré-candidato tucano Pimenta da Veiga.
Publicidade da Copa – governo federal lança ofensiva publicitária para tentar aumentar o apoio popular à Copa do Mundo. Faltam 46 dias par ao início do torneio.
Macedônia vota – país balcânico realiza eleições presidenciais.